O prazo foi prorrogado – devia ter terminado a 15 de março – , por causa da pandemia da Covid-19, e das fortes limitações de circulação.
Comentários: 0
Prazo para limpar terrenos termina hoje – já tinha sido adiado por causa da Covid-19
Photo by Dave Robinson on Unsplash

Os proprietários de casas de campo, terrenos ou florestas têm até ao dia de hoje, 30 de abril de 2020, para fazer as respetivas limpezas. O prazo foi prorrogado – devia ter terminado a 15 de março -, por causa da pandemia da Covid-19, e das fortes limitações de circulação. Quem não cumprir as regras fica sujeito a contraordenações, e ao pagamento de coimas entre 280 e 120 mil euros.

Trata-se de uma ação indispensável à preservação da floresta e combate a incêncidos, nomeadamente para proteção de bens e populações e a salvaguarda de vidas humanas, como a Autoridade Tributária (AT) referiu, de resto, em anos anteriores. Ao que tudo indica, e já a partir de 1 de maio de 2020, sexta-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) irá dar início à fase de fiscalização dos trabalhos de limpeza da floresta, contabilizando já a "identificação de 23.968 situações em incumprimento", segundo informações da Lusa, citadas na imprensa nacional.

A GNR indicou, de resto, que os incumprimentos identificados na limpeza da floresta resultam de “um extenso plano de monitorização/sensibilização das 1.114 freguesias prioritárias” devido ao risco elevado de incêndio. Segundo declarações da secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar,  “o que interessa não é passar multas”, mas sim sinalizar os terrenos que precisam de ser limpos, para que tal possa ser assegurado em conjunto com as autarquias.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta