Dados mais recentes do INE mostram que a subida mais intensa neste ano se registou nos Açores.
Comentários: 0
Rendas das casas sobem 1,6% em fevereiro em termos homólogos
Photo by Kevin Kandlbinder on Unsplash

As rendas das casas por metro quadrado (m2) aumentaram 1,6% em fevereiro de 2021 face ao mesmo mês de 2020, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais à de janeiro, destacando-se a subida registada nos Açores, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE)

Segundo o destaque do INE relativo ao Índice de Preços no Consumidor (IPC), em fevereiro “todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo a Região Autónoma dos Açores registado o aumento mais intenso (2,3%)”.

Quanto ao valor médio das rendas de habitação, registou uma subida mensal de 0,1%, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais à registada no mês anterior.

Os Açores foram a região com a variação mensal positiva mais elevada, com uma taxa de 0,2%, não se tendo observado nenhuma região com variação negativa do respetivo valor médio das rendas de habitação.

Taxa de variação homóloga do IPC aumenta para 0,5% 

Tal como mostram os dados mais recentes do INE, a variação mensal do IPC foi -0,5% (-0,3% no mês precedente e -0,6% em fevereiro de 2020). A variação média dos últimos doze meses foi nula (-0,1% em janeiro).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 0,3%, taxa superior em 0,1 p.p. à do mês anterior e inferior em 0,6 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em janeiro de 2021, esta diferença foi 0,7 p.p.).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade