Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Rendas

Últimas notícias sobre "Rendas" publicadas em idealista.pt/news

Proprietários, inquilinos e mediadores juntos contra novo congelamento das rendas em Portugal

Os proprietários e inquilinos de Lisboa estão contra a hipótese de se limitar valor das rendas – uma medida que consideram restritiva e incapaz de resolver o problema da habitação em Portugal. Os mediadores apoiam esta posição.

Notícia sobre:

Rendas vão (mesmo) subir 0,51% em 2020

Um inquilino que esteja a pagar pela casa uma renda de 1.000 euros por mês vai ter de pagar no próximo ano mais cinco euros todos os meses. Esta é a consequência da aplicação do coeficiente de atualização das rendas que todos os anos é apurado pelo INE.

Notícia sobre:

Rendas com subida estimada de 0,51% no próximo ano

Menos do que este ano, quando subiram 1,15%, as rendas deverão, no entanto, voltar a aumentar em 2020, no valor de 0,51%, tanto no meio urbano como rural. Isto caso se confirmem as estimativas da inflação dos últimos 12 meses até agosto, reveladas na sexta-feira passada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). As chamadas rendas antigas, anteriores a 1990, ficam isentas desta atualização, caso já tenham sido renegociadas.

Notícia sobre:

Porque estão as rendas a subir? Banco de Espanha faz raio-x ao mercado

Não é só em Portugal que o mercado de arrendamento está “na ordem do dia”. O aumento das rendas também tem sido notícia no país vizinho, tendo o Banco de Espanha (BdE) realizado um estudo para analisar o setor e a relação proprietário-inquilino.  

Notícia sobre:

Rendas de habitação por metro quadrado aumentaram 3,2% num ano

As rendas de habitação por m2 registaram um aumento homólogo de 3,2% em julho, valor idêntico ao apurado em junho. Segundo o INE, “todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas, tendo Lisboa registado o aumento mais intenso (4,1%)”. 

Notícia sobre:

Rendas vão aumentar cerca de 0,6% em 2020

No próximo ano, as rendas habitacionais e comerciais devem aumentar entre 0,5% e 0,6%, quase metade do registado em 2019. Uma consequência dos baixos valores da inflação que se têm verificado nos últimos tempos.

Notícia sobre:

Rendas de longa duração: Fisco pode exigir IRS de volta 20 anos depois

A Autoridade Tributária poderá exigir a um senhorio, mesmo passados 20 anos, o IRS que este deixou de suportar por ter assinado um contrato de arrendamento de longa duração que, por sua iniciativa, não foi levado até ao fim.

Notícia sobre:

Rendas acessíveis a partir de 1 de julho - valores 20% abaixo do mercado

O decreto-lei que vem regulamentar o Programa de Arrendamento Acessível foi publicado em Diário da República, entrando em vigor a 1 de julho. Rendas devem ficar 20% abaixo do mercado, mas proprietários e inquilinos não estão otimistas.

Notícia sobre:
Jametlene Reskp/Unsplash

O que acontece ao Contrato de Arrendamento Habitacional em caso de morte do inquilino?

A dinamização do mercado de arrendamento é um tema sensível e que gera muitas dúvidas. Sabes, por exemplo, o que acontece ao Contrato de Arrendamento Habitacional em caso de morte do inquilino? O consultório jurídico responde.

Notícia sobre:

Há militares a pagar 200 euros de renda por um T6 e ganham mais de 2.000 euros

Das 1.152 casas que estão arrendadas pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas em regime de renda económica, 511 "são" de militares e seus familiares que recebem salário ou pensão de 1.200 a 2.000 euros e 324 "são" de quem ganha mais de 2.000 euros.

Notícia sobre: