Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cinco móveis de interior que podem ser utilizados na varanda ou terraço

Habitissimo
Habitissimo
Autor:

Quando chega o bom tempo, a varanda ou terraço tornam-se, sem dúvida, no espaço preferido da casa para muitos. Por isso, é importante decorá-lo para que seja confortável e aconchegante. Mas nem sempre é necessário investir uma fortuna nele.

A primeira intenção, sem dúvida, é a de escolher móveis de exterior, e é uma boa decisão. Mas também há móveis de interior que podes aproveitar, ou mesmo reciclar, para que o teu terraço seja a sala de estar ou de jantar perfeita onde podes passar horas e horas. Com a ajuda da Habitissimo, apresentamos-te ideias de como escolher esse mobiliário.

Mesas e cadeiras de madeira

Se estás a pensar renovar os móveis da casa, podes sempre dar uma segunda vida àqueles móveis antigos. As mesas e cadeiras, desde que não sejam muito volumosas, são perfeitas para um terraço com algo tão simples como um “face lift”.

Não precisas de ser um faz-tudo, embora seja necessário ter as ferramentas certas e um pouco de paciência. Lixando bem a superfície, aplicando um tratamento protetor e pintando o conjunto com uma cor primaveril, terás uma alegre sala de jantar com um toque vintage que não passará despercebido.

Habitissimo
Habitissimo

Cadeiras de baloiço

Uma cadeira de baloiço pode ser muito útil num terraço. É uma peça que não custa muito a mover de sítio, por isso, se tiveres uma em casa e o terraço for coberto, podes sempre usá-lo lá fora enquanto durar o bom tempo.

Mas se procuras uma solução mais permanente, podes fazer o mesmo que com a mesa e as cadeiras. Se, além de pintar, trocares o estofamento ou decorares o baloiço com alguma almofada marcante, o resultado será ótimo.

Habitissimo
Habitissimo

Berços (de bebé) e paletes

Quando se trata de fazer um sofá para o terraço ou jardim, as paletes estão na moda, e são uma forma económica e simples de ter aquele cantinho para descansar. Mas se tiveres um berço de que já não precisas, só terás de retirar o lado amovível, dar uma demão de tinta e colocar umas almofadas que sejam cómodas e bonitas.

Se também tens alguns cestos de vime que já não usas, podes colocá-los por baixo para ter aquele pequeno espaço de arrumação que é sempre útil no terraço.

Aparadores

Com certeza vais passar muito tempo no terraço, e vais precisar de um sítio para guardar uma manta para quando ficar mais frio ou os talheres e os utensílios necessários para comer. Um simples aparador ou uma cómoda podem perfeitamente servir essa função. Se não quiseres pintá-los, decora-os com alguns vasos vistosos.

Habitissimo
Habitissimo

Móveis feitos de bambu ou materiais sintéticos

Os materiais naturais como o bambu ou o rattan são tendência e, nos designs mais vanguardistas, os protagonistas são os sintéticos, como acrílicos. Se tens móveis de interior com estas características, podes fazer uma "mudança" sem problemas para o terraço porque resistem bem a intempéries.

Habitissimo
Habitissimo

Assim, podes aproveitar ao máximo a mesa da cozinha, aquele sofá onde te sentas em silêncio a ler ou a mesa onde as crianças fazem os trabalhos de casa ou trabalhos manuais.

Além de todas estas ideias, existem muitas outras que aproveitam o mobiliário de interior para decorar o terraço: uma mesinha de cabeceira ou um “puff” podem transformar-se em elementos perfeitos.

Resumindo, com um pouco de imaginação, é fácil dar uma nova vida ao terraço e àqueles móveis de interior que já não gostamos ou que não vamos usar. Ou, sendo um pouco mais voltado para o futuro, renovar os móveis da casa com materiais que resistem bem às condições exteriores.