
A casas pré-fabricadas oferecem soluções para todos os tipos de orçamentos e necessidades. Por exemplo, para aqueles que têm um estilo de vida nómada e que não concebem a vida sem se mudarem de vez em quando. O idealista/news decidiu preparar um guia informativo sobre o tema.
Casa pré-fabricada móvel: o que é?
As “mobil homes”, ou casas móveis, são casas pré-fabricadas que podem ser realocadas sem a necessidade de desmontá-las, ou seja, é possível movê-las de um lugar para outro com a ajuda de um reboque. Ao contrário de outras casas modulares, as casas móveis não exigem fundações, o que reduz ainda mais os custos.

Esta é, sem dúvida, uma grande vantagem em relação ao modelo de habitação tradicional, uma vez que, enquanto uma casa de alvenaria obriga a estar no mesmo local, as casas pré-fabricadas móveis oferecem a possibilidade de mudar de cenário de uma forma mais confortável.
Casas pré-fabricadas móveis: preços
Outra grande vantagem é o preço. Como em todos os setores, é possível encontrar casas mais ou menos caras, mas o preço é significativamente inferior ao de outras casas, sejam pré-fabricadas ou tradicionais. Sendo construídos em fábricas, existem modelos standard ou casas móveis pré-fabricadas já prontas. De designs muito simples e rudimentares a modernas casas pré-fabricadas móveis, tudo é possível graças à industrialização.
“As casas que oferecemos variam entre 9.500 e 40.000 euros. Os preços podem variar em função das dimensões, características, idade e outros extras a pedido do cliente ”, afirma José Francisco, gerente da Sport Homes, empresa com 30 anos no segmento de casas pré-fabricadas móveis.
Por exemplo, no site da Mi Casa Móvil, uma empresa dedicada ao segmento, existem casas que começam nos 600 euros/m2.
Casas pré-fabricadas móveis novas
Casa pré-fabricada móvel moderna. Modelo Caribe Plus Guatemala. Dois quartos e uma casa de banho. Preço em função do tamanho.

Casa móvel studio. Totalmente personalizável. Desde 20 m2 a 200 m2. Preço desde 600 euros por m2.
Casa móvel tradicional. Totalmente personalizável. Desde 20 m2 a 200 m2. Preço desde 600 euros por m2.

Casas pré-fabricadas móveis usadas
Tal como acontece com os carros ou as casas em geral, existem várias casas móveis pré-fabricadas usadas no mercado. Se estiveres a pensar comprar uma, é importante que faças uma inspeção minuciosa com profissionais qualificados, pois pode haver defeitos significativos que valem a pena ser levados em consideração. O preço, neste caso, varia em função do projeto, tamanho, equipamento e estado de conservação.
Algumas dessas casas podem ser encontradas em “marketplaces”, como Milanuncios ou Wallapop, e até mesmo no Facebook, mas existem empresas do setor que as oferecem diretamente. Estes são alguns exemplos:
Casa pré-fabricada móvel de 32 m2, três quartos e uma casa de banho. Preço: 13.500 euros.

Casa pré-fabricada Riderov Ibiza, 28 m2, dois quartos e uma casa de banho. Preço 15.500 euros.

Casa pré-fabricada móvel de madeira, 32 m2, dois quartos e uma casa de banho. Preço 13.000 euros.

Design
Por serem transportáveis, o ideal é que tenham um só andar, uma vez que, quanto maior o tamanho, mais difícil é a deslocação. Logicamente, nunca serão tão espaçosas quanto uma casa pré-fabricada convencional ou uma casa tradicional pode ser, mas isso não significa que sejam desconfortáveis ou simples. Na verdade, algumas destas construções são de qualidade superior e oferecem mais conforto do que muitas casas atuais.
“Os materiais mais utilizados para a fabricação desse tipo de casas são isolantes, como lã de rocha, poliuretano expandido e outros existentes no mercado. Para a estrutura, utiliza-se madeira para formar as armações leves, bem como perfis metálicos galvanizados. Nas fachadas, os materiais mais utilizados são as folhas de PVC, devido à sua manutenção zero, o fibrocimento, a madeira tratada em autoclave ou painel sandwich, entre outros ”, comenta José Francisco, gerente de Sport Homes.
Todas as casas móveis são fabricadas em ambientes controlados dentro de uma fábrica, ao contrário das habitações tradicionais feitas ao ar livre. Isso reduz o tempo de fabricação, proporciona maior segurança no trabalho e consegue-se um produto de maior qualidade, sem contratempos.
Ecológicas e autossuficientes
“As nossas casas são feitas com produtos não poluentes e, após a vida útil, todos os materiais podem ser reciclados. Estas casas podem usar energia renovável, como energia solar e eólica. A captação da água da chuva, assim como as fossas sépticas com as quais é purificada a água gerada pela casa, permitem que a casa seja totalmente independente ”, explica ainda o responsável.
Para que são usadas?
A Sport Homes refere um aumento da procura motivada, também, pelo impacto do coronavírus, já que as pessoas querem deixar as cidades e desfrutar de uma casa em lugares tranquilos.
“O uso das nossas casas é muito variado. Desde famílias que as adquirem para fins de semana e épocas de verão, até famílias que os utilizam como residência habitual. Existe também um grupo muito grande de clientes, geralmente casais jovens, que compram para residência habitual. Desta forma, podem tornar-se independentes, já que este tipo de casa é muito mais barato ”, explica Francisco.
Resistência
Outra questão a ser destacada é a vida útil destas casas. Longe do que se pode acreditar, elas podem durar durar muito tempo. A média está entre 15 e 20 anos, mas se for feita uma boa manutenção, pode chegar a 40 anos.
2 Comentários:
Esqueceram se de uma situação muito imporante até ha pouco tempo comprava se uma casa destas colocava se num terreno que a pessoa ticesse e nao dava cavaco a ninguem. Neste momento em practicamente todas as camaras municipais é obrigatorio o licenciamento das mesmas,o que pressupõe custos acrescidos nomeadamente IMI
Por favor gostava de ver um artigo concreto sobre a verdadeira legalidade e processo de legalização se possível de colocar uma casa móvel num terreno. Há muitas histórias na NET de pessoas que foram obrigadas a retira- lá depois de certa tempo ou de não poder ligar às redes por não ser uma verdadeira casa que paga impostos. Não há nenhum site ou artigo sério na NET que explica o processo aqui em Portugal. O vosso artigo como todos sobre casas móveis é só publicidade para quem os vende.
Para poder comentar deves entrar na tua conta