Contam-se 132 contratos destinados à reabilitação de habitações, segundo o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.
Comentários: 0
Reabilitação urbana: IFRRU 2020 conta com 304 contratos avaliados em 890 milhões
Imagem de Marina Stroganova por Pixabay

No passado mês de abril, o Instrumento Financeiro Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU) 2020 contou com 304 contratos, atingindo um volume de investimento superior a 890 milhões de euros. Este valor vai ser aplicado na reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético.

Mesmo com os efeitos económicos causados pela pandemia da Covid-19, o IFRRU 2020 continua a prosseguir o seu objetivo: revitalizar os centros urbanos. Os edifícios intervencionados ao abrigo do IFRRU 2020 destinam-se, sobretudo, à habitação (132 contratos) e a atividades económicas (155), revelou o Ministério das Infraestruturas e da Habitação em comunicado. Para além destes, este instrumento prevê também a realização de 17 contratos destinados a equipamentos de utilização coletiva ou de apoio social e cultural, incluindo equipamentos públicos para residência de estudantes e também na área da saúde. Hoje, há mais de 60 edifícios com a sua reabilitação concluída.

A maioria dos projetos – em concreto 235 - são promovidos por empresas, contando-se igualmente projetos de particulares, IPSS e Câmaras Municipais. O mesmo comunicado avança que “as operações localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana, definidas pelos respetivos municípios, garantindo-se, assim, o seu alinhamento com a política urbana local, sendo já 81 os municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020”.

O IFRRU 2020 é um programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal e tem uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, proporcionando as melhores condições para todos os que pretendam investir na reabilitação do edificado urbano.  Em 2021, para a maior parte de dotação pública foi fixada uma taxa fixa de 0%.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta