Da autoria do ateliê Contaminar Arquitectos, a casa que se assemelha a uma caverna está entre os vencedores do MasterPrize 2021.
Comentários: 0
Casa de Leiria vence prémio internacional
Casa Povo Architecture Master Prize

A Casa Povo – assim se chama – foi construída em Leiria, inspirando-se nas origens da humanidade. E, agora, está entre os vencedores do prémio internacional MasterPrize 2021, na categoria arquitetura residencial unifamiliar. Mas o que tem esta casa de especial? Explicamos.

Situada no Arrabal, esta casa foi projetada em 2019 pelo ateliê Contaminar Arquitectos também de Leiria. A equipa liderada pelo arquiteto Joel Esperança deixou-se inspirar pelo “contexto geológico único” que foi, aliás, o “ponto de partida conceptual” deste projeto, lê-se na descrição da casa no site da Architecture Master Prize.

“Surge a ideia de uma caverna, um refúgio austero esculpido e denticulado que é humanizado pelos seus ocupantes. Esta premissa é um olhar e uma homenagem aos primórdios da humanidade e à sua relação simbiótica com o meio em que habita”, explicam. Para os arquitetos, esta casa reflete, ainda, “o paradoxo de uma rocha perene e severa que se transforma num natural e maternal refúgio”.

Arquitetura de casa de Leiria é distinguida
Casa Povo Architecture Master Prize
Na equipa que fez nascer a Casa Povo esteve Joel Esperança, o arquiteto líder, e ainda os arquitetos Ruben Vaz, Eurico Sousa, Joaquim Duarte, Filipa Pimpão, Ana Carolina e Sara Fernandes. A engenharia ficou a cargo da Dimeng Engenheiros e a construção da J.A.F. Gameiro.

Esta não foi a primeira vez que a Casa Povo esteve entre os holofotes dos prémios internacionais, já que também foi nomeada para o “Edifício do Ano”, no concurso promovido pelo ArchDaily, um site internacional de arquitetura, escreve o Região de Leiria.

A Casa do Povo é um dos seis projetos portugueses que constam na lista de vencedores do MasterPrize 2021, que está disponível aqui.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta