
Na zona de Soto del Real, em Madrid (Espanha), está instalada há alguns meses uma nova construção denominada Los Goluditos. Uma casa unifamiliar biopassiva, baseada no padrão Passivhaus, que é feita de materiais sustentáveis. A empresa responsável pela realização deste projeto foi a 100x100biopasiva, que constrói e comercializa casas e edifícios de madeira em Madrid procurando a máxima eficiência energética.
A casa pré-fabricada foi construída utilizando os recursos da arquitetura bioclimática: com base numa estrutura industrializada de madeira de florestas sustentáveis. O mais notável é o seu baixo consumo de energia. Apesar de todas as instalações serem elétricas: ar condicionado, água quente, iluminação, electrodomésticos, etc., o custo energético total da casa não ultrapassa os 32 euros (taxas incluídas).

Outro aspeto a favor desta construção é o seu isolamento. É a tecnologia Naturoll, uma lã mineral de vidro fabricada com materiais de origem vegetal. As paredes exteriores têm 20 cm de espessura, como o telhado, e 6 cm nas divisórias internas para melhorar a acústica. A empresa responsável pela instalação foi a Knauf Insulation.
A estrutura das paredes exteriores e da cobertura é composta por vigas em madeira de abeto e vigas laminadas. As fachadas são revestidas com fibra de madeira reciclada com acabamento em cal ecológica e argamassas de silicato. Por seu turno, o revestimento interior conta com painéis constituídos 80% por gesso e 20% por fibras de jornal recicladas.

“Toda a estrutura foi montada nas nossas instalações e trazida para o lote com as paredes acabadas com o caixilho de madeira preenchido com o isolamento, e os painéis estruturais nas duas faces, de forma a que o tempo total de construção foi reduzido em mais de um mês”, destaca Ander Echevarria, diretor técnico comercial da 100x100biopasiva.
A gestão da água dentro da estrutura também foi pensada de forma eficiente. Esta casa possui um bio-purificador com filtro de fibra de coco com o qual é possível reaproveitar e aproveitar 100% da água para uso na irrigação de jardins, casas de banho, etc.

A casa está equipada com janelas de madeira, torneiras de baixo consumo, carregador para veículos e instalação fotovoltaica. Além disso, encontra-se em fase de obtenção do selo GREEN, atribuído pelo Green Building Council (GBCe), que reconhece que se trata de uma casa saudável e amiga do ambiente.
Como afirma o diretor da biopasiva 100x100: “O mais importante é a saúde das pessoas que moram nesta casa e, por isso, foram utilizados materiais naturais e reciclados de baixíssimo impacto ambiental”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta