As casas modulares e pré-fabricadas despertam cada vez mais a curiosidade de quem pretende construir uma habitação alternativa à alvenaria.
Comentários: 0
Casas pré-fabricadas VS casas modulares: quais as diferenças?
Imagem de giovanni gargiulo por Pixabay

Certamente já ouviste estes dois termos: casas pré-fabricadas e casas pré-fabricadas modulares. Embora os conceitos sejam idênticos e usados com frequência, podem causar alguma confusão. Neste artigo, procuramos ajudar-te a perceber as diferenças entre casas pré-fabricadas e modulares.

Casas pré-fabricadas

Estas construções são feitas previamente em fábrica. São casas pré-fabricadas quando não atingem um determinado tamanho, o que permite que o seu transporte até ao terreno seja feito de uma só vez – imaginemos um bloco, em que está montada a casa toda. A casa pré-fabricada chega ao destino e a única instalação necessária resume-se à ligação às infraestruturas como: água, luz, comunicações e saneamento/esgotos.

Casas pré-fabricadas modulares

As casas pré-fabricadas modulares, ou apenas casas modulares, também são construídas em fábrica, mas pela sua dimensão não permitem o transporte como uma única unidade. Se pensarmos num puzzle em que cada divisão é um bloco transportável, torna-se fácil perceber que a casa modular quando chega ao terreno necessita de ser unida para se tornar uma habitação.

Quando falamos das especificações técnicas, estas são as mesmas tanto para casas pré-fabricadas como para casas modulares, com a diferença que no caso das casas modulares – puzzle dos blocos – acrescem técnicas e tecnologias referentes à junção e isolamento dos módulos.

Casas pré-fabricadas VS casas modulares: quais as diferenças?
Imagem de giovanni gargiulo por Pixabay

Casas pré-fabricadas ou modulares: vantagens 

Em jeito de resumo, uma casa é (apenas) pré-fabricada quando é totalmente construída em fábrica e transportada para o local inteira, sem ser necessária nenhuma união. Torna-se uma casa pré-fabricada modular quando a sua construção prévia em fábrica é feita por módulos que terão de ser posteriormente unidos no local de implementação.

As construções de casas pré-fabricadas e modulares em Portugal têm vindo a ser uma alternativa cada vez mais procurada e que apresenta inúmeras vantagens:

  • Tempo de construção reduzido por não estarem sujeitas a condições climáticas;
  • Maior controlo dos gastos por ser possível conhecer um orçamento previamente;
  • Adaptadas a qualquer estilo/gosto permitindo criar a casa de sonho de cada um;
  • Ecológicas por terem um processo de produção otimizado que se reflete numa diminuição da quantidade de resíduos e por já apresentarem soluções de casas pré-fabricadas e modulares com graus de certificação energética muito elevados.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade