Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Animais de estimação: como preparar a casa para ter um gato

Há cuidados com a segurança e o conforto a que é preciso estar atento para garantir bem-estar do teu felino.

Como preparar a casa para ter um gato
Photo by Chen on Unsplash
Autor:

Nem sempre a nossa casa está preparada para receber um animal de estimação. Há cuidados com a segurança e o conforto a que é preciso estar atento para garantir bem-estar do animal. Se estiveres a pensar adotar um gato, por exemplo, é importante que faças alguns ajustes para receber o novo membro da família. Em colaboração com o portal Habitissimo, deixamos-te algumas dicas de como preparar a casa para ter um gato.

Tornar a casa mais segura

Antes da chegada do seu novo animal de estimação, certifica-te de que tapas o acesso a locais potencialmente perigosos, como aqueles onde um gato possa passar, mas não um humano. Verifica se as portas e janelas estão bem seguras e que o gato não as consegue abrir, para evitar acidentes. Por último, bloqueia acesso a tomadas e fios elétricos, bem como a medicamentos, produtos de limpeza e coisas que podem ser roídas, como livros.

Como preparar a casa para ter um gato
Via Habitissimo

Criar um espaço só para ele

Criar um espaço só para o gato pode ajudar muito na adaptação, durante os primeiros dias, e torna todo o processo mais fácil. É aqui que o teu gato se vai sentir mais seguro, e por isso deverá já estar pronto quando fores buscar o teu novo companheiro. Coloca nesse espaço a cama, os brinquedos, e uma taça com água fresca à sua disposição, para que o gato se ambiente à nova casa.

Como preparar a casa para ter um gato
Via Habitissimo

Definir os locais da casa onde ele pode aceder

Algumas pessoas gostam e preferem que o seu gato ande livremente pela casa, mas pode dar-se o caso de não quereres que ele vá a certos sítios. Define desde o início quais são os locais onde o gato não pode aceder e bloqueia o acesso a esses locais, fechando bem portas e janelas e deixando claro a toda a família de que esses espaços devem estar sempre fechados. O gato irá adaptar-se rapidamente e nem notará que não pode aceder a certos sítios.

Como preparar a casa para ter um gato
Via Habitissimo

Preparar o jardim

Se tens um jardim e o teu gato vai ter acesso a ele, deverás ter atenção extra. Os gatos são muito ágeis e podem escapar pelo mínimo local, por isso, antes de o deixares aceder ao exterior, verifica todos os espaços por onde ele pode escapar e tapa-os para que ele não fuja. Se tiveres espaço que chegue, podes criar uma zona especial para o gato, de modo a que ele possa apreciar o exterior sem a mínima possibilidade de fuga.

Como preparar a casa para ter um gato
Via Habitissimo

Verificar as plantas

Algumas plantas que temos em casa ou no jardim são tóxicas para gatos, provocando desde um mal-estar ligeiro a doenças mais graves. Por isso, antes de trazeres o gato para casa, verifica quais são as plantas que tens e retira qualquer uma que possa ser tóxica e que esteja ao alcance do animal. Em caso de dúvida, um veterinário será capaz de ajudar-te, dizendo-te quais são as espécies que representam um perigo para gatos. Neste artigo deixamos-te alguns exemplos de plantas pet-friendly.

Como preparar a casa para ter um gato
Via Habitissimo