
Uma casa pré-fabricada e flutuante pode parecer uma ideia maluca para alguns. Mas há exemplos que mostram que é possível e com um resultado final impressionante. É o caso deste projeto do estúdio de arquitetura americano Olson Kundig, com a sua Water Cabin, em Portage Bay, Seattle.
Inspirando-se na baía ao redor, a equipe da Olson Kundig criou uma casa barco aconchegante e discreta, projetada para resistir ao clima de Seattle. O perímetro da casa é coberto por um amplo deck de madeira, enquanto os planos do telhado se estendem para fora para proteger os passadiços. A relação entre estes dois elementos tempera a transição entre interior e exterior, facilitando a transição entre os dois.

Com os seus 147 m2 distribuídos por dois pisos, “o interior da casa está cuidadosamente organizado em dois níveis para maximizar as ligações com o ambiente marinho envolvente”, explicam.
No nível mais baixo desta casa barco, uma sala de estar aberta combina as funções de sala de jantar, cozinha e escritório, com uma cama escondida para os hóspedes. A suite master no nível superior emoldura as vistas e cria uma convidativa janela de sacada.
Para garantir a luz, a casa possui impressionantes janelas do chão ao teto com portas de vidro deslizantes em ambos os níveis, enquanto detalhes como uma clarabóia na cozinha, recantos de janela e uma janela de parede inteira na casa de banho principal criam espaços aconchegantes.

A equipa de design optou por manter materiais e cores naturais, tanto no interior como no exterior. No interior, encontramos pisos de carvalho quentes e móveis de madeira equilibrados com metais prateados e pretos mais frios. Os tetos em contraplacado de bétula russa estendem-se até aos tetos exteriores, quebrando ainda mais as barreiras entre os espaços interiores e exteriores.
O exterior segue essa mesma veia, com revestimento de cedro vermelho ocidental levemente manchado. As lâminas de madeira finas e verticais do revestimento estão dispostas num padrão articulado irregular, lembrando a composição aleatória de árvores numa floresta.










Para poder comentar deves entrar na tua conta