"Casa de saída" irá receber pessoas que saem da cadeia, mas que não têm habitação nem familiares ou amigos que as acolham.
Comentários: 0
Casa para ex-reclusos em Braga
Foto de Ron Lach no Pexels

Deverá ser criada em Braga uma casa destinada a receber pessoas que saem da cadeia, mas que não têm habitação nem familiares ou amigos que as acolham. Um lar para ex-reclusos, ou seja, para pessoas que já cumpriram a sua pena ou que se encontram em liberdade condicional. Falamos de uma “casa de saída” que será gerida pela RESHAPE, uma organização empenhada na reinserção de quem está ou esteve na prisão, com o apoio da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Segundo o Público, o anúncio da criação da já referida “casa de saída” foi feito por Lénia Mestrinho, diretora não executiva da RESHAPE, durante a quarta edição do Prison Insights, um evento internacional pensado para discutir o sistema prisional e formas de o tornar mais eficiente e mais humano que se realizou recentemente em Lisboa. 

“(…) Após muita investigação em diferentes metodologias, vários programas em contexto prisional, dezenas de visitas a casas e prisões noutros países, a RESHAPE vai finalmente ter oportunidade de criar uma ‘casa de saída’”, referiu a responsável. 

Do lado do Governo, Jorge Costa, secretário de Estado Adjunto e da Justiça, assegurou que o Executivo pretende melhorar o acesso dos reclusos à saúde, instalar telefones em todas as celas e criar um regulamento sobre o trabalho dentro das prisões. Sobre a “casa de saída”, adiantou que será uma resposta para aqueles que reúnem condições de libertação da prisão, mas carecem de condições sociofamiliares no exterior para se reinserirem na sociedade.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta