
1º Direito: concursos desertos deixam milhares de casas por entregar
O Estado não está a conseguir cumprir as metas que estabeleceu para a entrega de casas no âmbito do programa 1º Direito, que contam com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Lisboa cria comissão para analisar referendo sobre Alojamento Local
A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou esta terça-feira, dia 19 de novembro, a criação de uma comissão eventual para apreciar a iniciativa popular de referendo local sobre o alojamento local e o direito à habitação, que será presidida pelo deputado socialista Ricardo Marques.Apresentada pela

Direito de preferência: o que significa e quando se aplica?
A compra de uma casa é um momento importante na vida de boa parte das pessoas. A responsabilidade é elevada. Trata-se de uma aquisição que está associada a uma quantia significativa, com grande impacto na gestão da vida familiar.

1.º Direito com quase 3 mil casas construídas até ao final de 2023
Há milhares de casas a serem construídas por todo o país no âmbito do Programa 1.º Direito, que conta com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Habitação no foco dos problemas sociais desde o 25 de Abril até hoje
Bairros de lata. Bairros clandestinos, sobrelotados, sem luz, água potável ou saneamento básico, onde a saúde era colocada em risco e o conforto térmico era uma miragem. Assim vivia parte substancial da população portuguesa na altura do 25 de abril de 1974, a data que marcou a Revolução dos Cravos, pela democracia e liberdade de expressão. E também marcou o início da reivindicação pelo direito à habitação, numa altura em que quase tudo estava por fazer ao nível político. De lá para cá, o país evoluiu e a qualidade das casas também. Mas milhares de portugueses continuam a viver em condições indignas, em situação de pobreza energética. E o acesso à habitação por parte da classe média voltou para o centro do debate público com o Mais Habitação. Nesta viagem entre o passado e o presente, o idealista/news explica como era a habitação em Portugal no 25 de abril e o que mudou (ou não) em quase 50 anos de democracia.

Problema da habitação não se resolve em três anos, dizem municípios
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) foi ao Parlamento defender que o problema da habitação não ficará resolvido até 2026, reclamando a reprogramação dos montantes e componentes reembolsáveis previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para esta área.
A ANMP foi ouvida,

“Podemos voar até à Lua, mas não garantimos casa para todos”
A crise de habitação afeta toda a Europa, numa altura em que se pode "voar até à Lua", mas não se consegue "garantir casa para todos”, assinala Marie Linder, presidente da União Internacional de Inquilinos, em Lisboa para uma conferência.
Em entrevista à Lusa, num bairro de Lisboa, onde decorre uma

Lisboa aprova moção para garantir direito à habitação (e não só)
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quinta-feira, dia 29 de março, uma moção do PCP para garantir o direito à habitação e combater a especulação imobiliária, defendendo o travão no aumento das rendas e o aumento da oferta pública.
Apresentada na reunião pública da câmara, a moção do PCP, que

"Não estamos perante um fenómeno de especulação imobiliária"
A crise na habitação é uma realidade em Portugal, que se tem vindo a agudizar ao longo dos últimos anos. O Alojamento Local, os vistos gold e os residentes não habituais fazem, habitualmente, parte do discurso político, e também muitas vezes na sociedade, na hora de encontrar "culpados" para a subida dos preços das casas. Mas a economista Vera Gouveia Barros, reconhecendo que há "graves problemas por resolver na habitação" rejeita, no entanto, estas leituras mais simplistas e pede diagnósticos aprofundados, com base em dados e análises fundamentadas, em vez de "bodes expiatórios"

Habitação: Governo estima que medidas custem cerca de 900 milhões
As medidas do Programa Mais Habitação vão custar cerca de 900 milhões de euros, que serão mobilizados através das verbas do Orçamento do Estado, estimou esta quinta-feira (16 de fevereiro de 2023) o ministro das Finanças. “O valor estimado do programa que hoje apresentamos é de cerca de 900 milhões de euros, não incluindo nesta estimativa o que venham a ser valores de custos com rendas, com obras a realizar ou com compras, e incluindo aqui o valor das linhas de crédito”, anunciou Fernando Medina.

1º Direito: Faro vai construir 49 casas para realojar famílias
A Câmara de Faro assinou um contrato de empreitada, orçado em cerca de cinco milhões de euros, que vai permitir construir habitações para realojar 49 famílias residentes na praia de Faro, anunciou esta terça-feira, dia 7 de fevereiro, a autarquia.

Projetos sobre proteção do direito à habitação e AL chumbados na AR
Uma proposta do BE que pretendia proteger o direito à habitação e outra da Iniciativa Liberal (IL) para clarificar o regime jurídico de exploração de Alojamentos Locais (AL) foram rejeitadas esta sexta-feira (16 de setembro de 2022) no Parlamento. Votaram a favor da proposta bloquista o BE e o Livre, contra estiveram PS, PSD, Chega e IL, e abstiveram-se o PCP e o PAN. Já a proposta da IL teve os votos favoráveis do Chega e dos liberais, mas votaram contra o PS, o PSD, o PCP, o BE e o Livre, enquanto o PAN se absteve.

Sintra: câmara quer resolver carências habitacionais de 3.000 famílias
A Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa, assinou hoje o acordo com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para a Estratégia Local de Habitação (ELH), que beneficiará mais de 3.000 famílias carenciadas.

Duas em cada três crianças ucranianas abandonaram as suas casas
A Unicef estima que a invasão russa da Ucrânia tenha feito duas em cada três crianças ucranianas abandonar as suas casas e dá agora prioridade a apoiá-las, sobretudo psicologicamente, para que “não fiquem sem a sua infância”.

Casas municipais em Lisboa: aprovada proposta para fazer obras
A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta quinta-feira (26 de maio de 2022) uma proposta da câmara para atribuição de dois milhões de euros à empresa Gebalis, para avançar com obras em 90 casas municipais das “cerca de 350” a necessitar de reabilitação.

Crianças portuguesas não vivem em casas saudáveis, avisa UNICEF
As crianças portuguesas não vivem em ambientes saudáveis, sobretudo devido a problemas com a habitação, segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgado esta terça-feira (24 de maio de 2022). O documento, elaborado pelo Centro de Pesquisa Innocenti da UNICEF, coloca Portugal no terceiro lugar, entre 39 países, no que toca ao desempenho geral em termos de indicadores ambientais.

E depois da prisão? Vai haver uma casa para ex-reclusos em Braga
Deverá ser criada em Braga uma casa destinada a receber pessoas que saem da cadeia, mas que não têm habitação nem familiares ou amigos que as acolham. Um lar para ex-reclusos, ou seja, para pessoas que já cumpriram a sua pena ou que se encontram em liberdade condicional. Falamos de uma “casa de saída” que será gerida pela RESHAPE, uma organização empenhada na reinserção de quem está ou esteve na prisão, com o apoio da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Novo movimento para resolver problemas habitacionais em Lisboa
Desenhar políticas municipais para “dar resposta ao direito à habitação” em Lisboa. Este foi o propósito da primeira reunião do Conselho Municipal de Habitação, que decorreu na passada quinta-feira, dia 24 de fevereiro de 2022.

Situação de sem-abrigo em Lisboa continua "sem fim à vista"
A situação de sem-abrigo em Lisboa continua a ser um problema “sem fim à vista” - inclusive agravou-se durante a pandemia - e estão identificadas hoje 3.780 pessoas, das quais cerca de 500 vivem na rua, segundo dados do município.

Casas ilegais em Portugal: há mais 11 mil que há três anos
É mais um dano colateral da pandemia da Covid-19. Falamos do aumento do número de casas ilegais em Portugal. Em três anos, este tipo de alojamento disparou, sobretudo nos arredores das principais cidades, havendo agora mais 11.456 habitações ilegais que em 2018, que se somam às 13.267 elencadas pelo Instituto Nacional da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) nesse ano.

Marcelo promulga diploma que regulamenta a Lei de Bases da Habitação
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou, numa curta nota publicada esta segunda-feira (25 de outubro de 2021), no site da Presidência da República, que promulgou o diploma que regulamenta a Lei de Bases da Habitação. Trata-se de um diploma que foi aprovado em reunião do Conselho de Ministros no dia 1 de outubro de 2021.

Direito ao esquecimento aprovado: quem superou doença grave tem acesso ao crédito habitação
O Parlamento aprovou na passada sexta-feira, dia 22 de outubro de 2021, em votação final global um diploma que consagra o “direito ao esquecimento”, impedindo que pessoas que tenham superado doenças graves, como cancro, sejam discriminadas no acesso ao crédito ou seguros.O texto final, apresent

Habitação vitalícia com apenas 56 contratos assinados
Arrendar ou comprar casa? Há uma solução habitacional diferente e que permite manter a residência permanente numa casa por um período vitalício, sem que se seja proprietário. E como?

Há 24 mil casas indignas em 60 municípios - números superam as estimativas
O número real de pessoas a viverem em condições indignas será superior à estimativa feita pelo Governo em 2018, por altura do levantamento de necessidades do país.

“O papel do privado não é fazer política pública”, diz secretária de Estado da Habitação
A secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, considera que a articulação entre o Estado e os privados “pode ser mais trabalhada" na área do arrendamento acessível, nomeadamente para reforçar a resposta do Estado no terreno, “que falhou ao não garantir habitação até agora”.