
Maximizar o espaço e obter o máximo de luz natural: essas foram as diretrizes iniciais que serviram de base para este projeto que resultou numa fantástica casa pré-fabricada de madeira. “O pedido do cliente para o projeto Sandy Point, idealizado pela Ecoliv Sustainable Buildings, era conseguir uma casa que maximizasse o espaço e a luz para proporcionar uma sensação de amplitude do espaço que fosse mais além da pegada física da casa”, explicam a partir do estudo que deu vida a este projeto na Austrália.
Estes não foram os únicos requisitos para este projeto. O estúdio tinha também outros desafios colocados pelo cliente, que passavam por respeitar os princípios de sustentabilidade e minimizar o impacto ambiental e visual da casa, num terreno não muito grande.
O desafio foi superado - como podes ver nas imagens - ao fazer com que o edifício fosse devidamente integrado no ambiente costeiro em que está localizado. E tudo foi possível graças ao revestimento de madeira radial e em borracha manchada.
A Ecoliv Sustainable Buildings teve que superar alguns problemas que surgiram ao longo do projeto. Com restrições e limitações impostas pelos regulamentos do local, a equipa teve de descobrir como projetar uma casa contemporânea e sustentável que aproveitasse o espaço e a luz com eficiência. Por um lado, era fundamental tomar medidas para proteger a vegetação nativa. E, por outro, escolher entre os materiais permitidos para minimizar o risco de incêndio.
A escolha de um sistema modular pré-fabricado para tornar este projeto numa realidade, não foi ao acaso. Pelo contrário, tudo foi devidamente planeado para obter o resultado esperado. Em primeiro lugar, pelas suas características compatíveis com um modo de vida sustentável e, em segundo, pela possibilidade de redução de tempo e custos.

O revestimento em borracha manchada foi escolhido pelo seu efeito 'terra' quando não tratado para envelhecer naturalmente. A combinação de design e o uso de madeira visa proporcionar um contacto íntimo, mas não disruptivo, com o local, dando a ideia que a natureza proporcionou um espaço fechado ao invés de uma visão da paisagem.
As madeiras recuperadas são encontradas nos elementos externos, incluindo as vigas da pérgula e o alpendre na fachada oeste. As extenções externas desta casa pré-fabricada proporcionam privacidade enquanto permitem que o ambiente natural se infiltre em cada quarto.

Edifícios como este, onde predomina um tipo de madeira leve e que, além disso, são bem isolados e orientados, respondem natural e rapidamente às necessidades climáticas, garantindo uma boa adaptação às mudanças de temperatura, como as que ocorrem no sul de Vitória (Austrália), onde a casa pré-fabricada Sandy Point está localizada. No inverno, os generosos raios de luz do sol do norte e a lareira mantêm a casa naturalmente quente. Nos meses mais quentes, as janelas com persianas viradas para o sul proporcionam uma brisa refrescante do oceano.







Para poder comentar deves entrar na tua conta