Clara embarcou na construção de uma casa modular. No seu caso, optou por um modelo feito de contentores.
Comentários: 0
casas feitas de contentores
Poteet Architects

Calcular quanto custa construir uma casa pré-fabricada é difícil de responder. O preço depende de múltiplas variáveis, principalmente levando em consideração o aumento do custo dos materiais. Clara foi uma dessas pessoas que embarcou na construção de uma casa modular, na Andaluzia. Neste caso, optou por um modelo feito com contentores. Em primeira mão, explica-nos o motivo da sua escolha, quanto custa e como foi o processo.

Porque decidiu construir uma casa feita com contentores?

Basicamente, por necessidade. A saúde de um parente sob minha responsabilidade piorou e ele precisava de uma casa mais adaptada. Moramos no campo e as nossas parcelas de terreno estavam ligadas. Então, após meses de reflexão, decidimos vender a casa para construir uma mais acessível para ele.

casas feitas com contentores
idealista

Foi a opção mais barata dentro do que procurávamos. Deu-nos flexibilidade e personalização máxima a um preço mais baixo. Além disso, também ía trazer menos problemas com a câmara, já que o terreno está localizado numa urbanização classificada como a antiga "rural" e eles não dão novas licenças de construção.

Quanto custou?

O preço final da casa, com todos os acabamentos (isolamento, janelas e porta, fechaduras, revestimentos, cozinha e casa de banho completas, grades nas janelas, instalação elétrica e de água, etc.) foi de 45.751,86 euros. A casa é composta por dois contentores unidos, de tal forma que formam um retângulo. As medidas de cada contentor são de aproximadamente 12,4m x 2,4m. No interior, haverá dois quartos, uma casa de banho e uma sala-cozinha.

Conforme calculámos, serão gastos cerca de 55.000 euros na obra final, com a casa e preparação do terreno.

casas feitas com contentores
idealista

O preço foi decisivo em relação a outras opções?

Não foi realmente decisivo, já que o preço inicial era 20% menor. Infelizmente, na altura em que pedíamos orçamentos, todo o material ficou mais caro e, se quiséssemos a casa, teríamos que pagar esse extra. Mesmo assim, decidimos fazê-lo porque ainda estava dentro do nosso orçamento e parecia a melhor opção.

As casas de contentores são mais baratas do que outras casas pré-fabricadas?

Sim, são mais baratas do que outras construções que vimos. Muitos disseram-nos que era muito dinheiro e que uma casa pré-fabricada típica teria sido melhor. Mas os produtos que analisamos não nos asseguravam a qualidade ou durabilidade que um contentor de transporte reformado oferece.

casas feitas com contentores
idealista

Todas as casas de madeira, móveis e pré-fabricadas que consultámos estavam na faixa de 50.000 euros, para as mais baratas, até 80.000 euros, para a de mais alta qualidade. Com os contentores, conseguimos uma casa de melhor qualidade a um preço mais do que acessível no mercado atual.

Estas foram as opções de casas pré-fabricadas que consideramos previamente.

  • Casa pré-fabricada de madeira: foi nossa primeira opção. Por fim, descartamos porque os materiais subiram muito e, além disso, o município poderia colocar mais problemas;
  • Casa móvel: gostámos da ideia, pois, sendo móveis, tínhamos uma linha de defesa contra a Câmara Municipal, caso nos pusessem em apuros. No entanto, não encontramos nenhuma que nos convencesse completamente e não são tão baratas quanto se acredita. Como o orçamento estava apertado e precisávamos de alguns recursos, acabamos por descartar esse tipo de casa.
  • Casa contentor: foi a última opção e a que finalmente escolhemos. Muito mais barato que as anteriores. É fácil de personalizar, pois são contentores marítimos unidos entre si e com uma boa relação custo benefício. É a que melhor se adapta ao nosso orçamento, com a vantagem de chamar menos a atenção do exterior do que outras casas.

Quais autorizações e licenças que necessitaram?

Não precisamos de nenhuma licença. Perguntámos há vários meses, mas disseram-nos categoricamente que não nos iam conceder, qualquer que fosse a casa.

casas feitas com contentores
idealista

Foi muito frustrante querer dar uso a um terreno possuído há mais de 30 anos para uma pessoa deficiente e dependente que precisa de características básicas e que nem se dignaria a ouvir. Até escrevi para o presidente da câmara da cidade a explicar o caso e pedir diretamente para ele marcar uma hora para falar com ele, mas não obtive resposta.

Que equipamento tem?

Tem todas as características típicas de uma casa normal. Na urbanização há luz e água, então só tivemos que pedir que nos conectassem à casa para ter eletricidade (ainda estamos à espera que venham ligar o painel à rede da urbanização) e colocar as tubulações. Por se tratar de um terreno destinado ao cultivo de laranjeiras e oliveiras, esta última parte tem sido mais fácil.

Para depender menos da eletricidade e diminuir o nível de consumo, decidimos instalar painéis solares no telhado da casa. Isso cumprirá duas funções: fornecer eletricidade para a casa e afastar sol e o calor dela.

casas feitas com contentores
idealista

Qual a área da casa?

Cada contentor mede 27 m2, pelo que tem uma área aproximada de 60 m2. O terreno tem 2.500 m2. À volta da casa está a ser preparado o terreno para instalar um alpendre e um caminho que conduz à entrada.

Onde está localizada?

É na Andaluzia, onde a Lei de Terras foi alterada, mas ainda não foi aplicada em nenhuma autarquia...

Qual foi a melhor parte do processo?

O melhor foi poder presenciar cada pequeno passo que a casa deu, poder escolher os detalhes ao gosto pessoal e ver como aquela ideia se transformou em realidade. É muito gratificante ver como se materializa algo que tu planeias e pelo qual lutas há muito tempo: poder desfrutar de um lar amanhã.

casas feitas com contentores
idealista

E o pior?

O pior tem sido os constantes problemas que foram surgindo e que atrasaram a construção. Por exemplo, não havia gruas para baixar os contentores do camião, tinham as portas erradas (pelo que tivemos de lutar contra as medidas apesar de os termos avisado desde o primeiro minuto), alterações de última hora devido a pormenores inesperados, a falta de trabalhadores...

Às vezes, surgem dúvidas e repensamos se tomámos a melhor decisão e se não teria sido melhor, como diziam, construir uma casa pré-fabricada, mesmo que isso pudesse causar-nos problemas com a câmara

Em suma, as coisas boas sempre pesam mais, mas nenhuma construção é fácil, principalmente quando se sai do comum, pois há menos trabalhadores dispostos a arriscar (por medo de não cumprir corretamente o resultado final). No entanto, se eu tivesse que escolher novamente, escolheria uma casa contentor novamente.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta