
Artigo escrito por Sandra Barañano, diretora técnica da Cuida Tu Casa
Estamos quase na metade de setembro. A contagem decrescente para a chegada do mau tempo já começou e, portanto, devemos começar a concentrar-nos nesses meses e parar para pensar quais são as melhores reformas a fazer em casa, considerando principalmente a grande quantidade de tempo que vamos passar lá dentro.
Imagina que são sete horas da noite, acabaste de chegar a casa depois de um dia cansativo e tudo o que queres fazer é deitares-te no sofá e colocar o cobertor por cima das pernas. Ligas a televisão e colocas a tua série favorita. Depois de um tempo começas a ouvir os passos de saltos altos da vizinha de cima. Ficas desesperado porque não consegues ouvir o que a tua personagem favorita está a dizer e desligas a TV. É nesse exato momento que a tua cabeça começa a pensar no que fazer para que essa situação não volte a acontecer.
Pegas no computador e começas a procurar soluções até encontrar a mais adequada: isolar o telhado da casa. Essa situação é mais comum do que imaginamos. A verdade é que estamos cada vez mais conscientes da grande importância de um bom isolamento acústico para proteger as habitações ou instalações do ruído e, assim, atingir um nível adequado de conforto e bem-estar.
Quais são as principais vantagens de instalar o teto acústico?
- O ponto mais forte é a insonorização das casas, mas podemos destacar outras características.
- Melhorar a qualidade do ar que circula no interior, absorvendo até 60% do formaldeído presente no ar, que pode ser prejudicial.
- Outra vantagem é que atualmente existem no mercado opções de tetos acústicos com excelente acabamento e design, além de serem de fácil manutenção e alta durabilidade, o que representa uma preocupação a menos.
- Atualmente a questão que mais preocupa todos os cidadãos é a subida dos preços. Com esta reforma, ao reduzir o espaço para aquecer ou arrefecer, vai permitir-nos poupar dinheiro na conta.
Que tipos de tetos acústicos existem?
- O primeiro tipo de telhado é fibra de vidro ou lã de rocha. São placas leves e finas de fibra de vidro que permitem que o ar e o som circulem sem nenhum impedimento. Algumas das vantagens deste tipo é que é removível e esteticamente atraente, mas não pode ser pintado.
- Continuamos com o forro acústico de gesso perfurado, que costuma ser a solução mais escolhida pelos clientes. Consiste em colocar placas perfuradas e um material absorvente por cima que absorve todo o ruído. É a opção mais económica.
- Muito parecido com o forro de gesso encontramos o forro acústico de madeira com a diferença de que o material é muito mais nobre, estético; e o preço, mais alto. Também tem a vantagem de ser uma superfície lisa e esteticamente atraente.
- O teto acústico metálico tem a vantagem sobre o resto de ser o mais resistente e fácil de limpar e manter.
- Por fim encontramos o teto de aparas de madeira, que, como o próprio nome indica, é um conjunto de aparas de madeira prensadas, de modo a que a placa se torne uma peça rígida e porosa. Esta solução também é adequada para hotéis e restaurantes, centros comerciais, escolas, escritórios e centros de saúde, onde normalmente há muito ruído.
Como é a instalação?
O passo para qualquer trabalho é a revisão da superfície. Uma vez que, no caso de localizarmos uma rachadela ou dano, devemos primeiro tratá-los.
Em seguida, começaremos a marcar em quais áreas exatas queremos instalar as placas e, com um medidor, garantiremos que tudo esteja reto e na mesma medida. Terminada esta etapa, começamos a colar o material. À medida que vamos colocando, vamos batendo com alguma força para garantir que os painéis tenham aderido bem e não haja possibilidade de queda.
Embora a instalação seja simples, é sempre melhor ter um profissional que possa estudar bem o problema antes de iniciar a compra de uma solução para obter um resultado eficiente e adequado às nossas necessidades, pois o ruído é um problema complexo de eliminar, mas fácil para mitigar.
Para poder comentar deves entrar na tua conta