Maioria das casas em Portugal sofre perdas de energia devido ao mau isolamento. Isso piora o conforto e aumenta as faturas.
Comentários: 0
Isolamento térmico
Habitissimo

A maioria das casas em Portugal sofre perdas de energia devido ao mau isolamento. O calor “escapa” pelas pontes térmicas da casa, principalmente pelos telhados, paredes, janelas. É inevitável? Não. Estima-se que até 80% dessas perdas poderiam ser evitadas com um bom isolamento térmico. Ou seja, não devemos encarar a necessidade de melhorar o conforto térmico das nossas casas como um gasto, mas sim como um investimento. Será recompensado para que, a longo prazo, sejamos capazes de economizar quantidades consideráveis ​​de energia.

Tendo em o custo da eletricidade atualmente, vale a pena considerar fazer algumas mudanças para melhorar a eficiência energética das nossas casas, como por exemplo, apostar no isolamento térmico de paredes interiores.

Isolar a casa
Habitissimo

O que se pode fazer para melhorar o isolamento da casa?

Tudo depende de quando a casa foi construída e no que se pode investir. O primeiro olhar deve ser direcionado para portas e janelas, uma vez qye 20% dessas perdas de energia das casas passam por elas. Para evitar isso, o ideal é substituí-los por outros mais eficientes com perfis não condutores (PVC ou alumínio com rutura térmica) e vidros duplos.

As fachadas, paredes exteriores e telhados são os pontos mais fracos de uma casa, os que mais nos podem custar se falarmos de consumo de energia. Mais de 50% das perdas de energia escapam através deles. Para evitar isso, não há escolha a não ser isolá-los.

Conforto térmico
Habitissimo

Os sistemas são muito diversos. Nas paredes exteriores, são as fachadas ventiladas que proporcionam o melhor isolamento. Mas também pode-se optar por injetar materiais isolantes nas câmaras de ar ou até mesmo fazer lonas na parte interna das paredes. Também nos telhados pode-se optar pelo isolamento interior ou exterior.

Janelas eficientes
Habitissimo

Os materiais que podem ser utilizados também são muito diferentes, desde a lã mineral à fibra de vidro, poliestireno ou cortiça. Em ambos os casos, o resultado será uma melhoria na eficiência térmica que se refletirá decisivamente na conta de luz.

Mas não se trata apenas de eletricidade e não só de dinheiro. Não podemos esquecer que um bom isolamento térmico implica também poupança de gás, gasóleo ou biomassa se o sistema de aquecimento da casa funcionar com algum destes combustíveis.

Isolamento térmico paredes interiores
Habitissimo

Em última análise, o custo de isolamento da casa pode parecer alto, no entanto, é conveniente olhar para o futuro e fazer algumas contas. Será sempre lucrativo. Além disso, não devemos esquecer os apoios públicos para melhorar a eficiência energética das casas em vigor e que podem dar uma ajuda.

Casas eficientes
Habitissimo

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta