
O estúdio de arquitetura Spacegroup, com sede em Oslo, desenvolveu um impressionante projeto de casas sustentáveis chamadas Movikheien Cabins ao longo da costa norueguesa, especificamente nas imediações do fiorde Hagefjorden. Chegar até lá? Só a pé.
No total, foram erguidas 16 casas de madeira que foram construídas com intervenção mínima no terreno natural. Estas estruturas sustentáveis criadas pelo Spacegroup estão situadas numa fundação de palafitas para minimizar a perturbação do solo. Devido às suas características, a construção dessas estruturas não exigiu maquinaria pesada.

Cada unidade tem uma forma de cubo simples e tem apenas 62 m2. Os componentes da estrutura podem ser facilmente transportados e montados no local. A construção é em madeira e tem tetos e paredes revestidos a contraplacado de bétula, chão em pinho maciço e terraços que oferecem amplas vistas sobre os campos.
A aplicação dos princípios da sustentabilidade foi uma prioridade. Procurou-se evitar seguir padrões construtivos que pudessem colocar em risco a exuberante beleza natural do local e todo o seu ecossistema. Pelo contrário, as cabines Movikheien oferecem uma solução de design sustentável com unidades pequenas e minimalistas, respeitosas com o meio ambiente e socialmente inclusivas.

Os interiores das cabines são bastante modernos e com acabamento em madeira. A varanda liga o espaço interior e exterior, ou seja, com a natureza. Todas as cabines são projetadas de forma que tenham dois andares, térreo e primeiro andar, conectados verticalmente por uma escada de madeira que corre por dentro. O rés do chão é constituído por um espaço linear comum que dispõe de cozinha, sala de estar e sala de jantar, ao qual se junta a longa varanda que permite desfrutar de belas vistas para o exterior. Um quarto e uma casa de banho estão presentes do outro lado, de modo que as áreas comuns e privativas são separadas por um corredor.

Um princípio importante seguido durante a fase de planeamento foi que o acesso regular de carros não deve acontecer, pois a criação de estradas adequadas muitas vezes requer uma ampla intervenção no terreno. Algo que se queria evitar a todo custo num local tão denso e particularmente acidentado. Por este motivo, para facilitar o acesso às cabines sem a necessidade de utilização de veículos motorizados, foram desenhados alguns caminhos.

Para poder comentar deves entrar na tua conta