Squirrel Park é um complexo residencial de casas unifamiliares, feitas com contentores. É um projeto sustentável e com design.
Comentários: 0
contentores para construir casa
Timothy Soar

A falta de oferta de casas e o alto custo da habitação é um problema identificado em vários pontos do globo, tal como em Portugal. Para tentar resolver este problema, alguns estúdios de arquitetura têm colocado os olhos nos contentores de transporte, como solução para construir casas acessíveis.

Nesta linha, os arquitetos da Allford Hall Monaghan Morris, em Londres, destacam-se pelo interessante complexo residencial, conhecido como Squirrel Park, que promoveram com a construção de casas com contentores, na cidade de Oklahoma.

casas pré-fabricadas sustentáveis
Timothy Soar

O Squirrel Park consiste em quatro casas unifamiliares que foram construídas a partir de um total de 16 contentores reciclados. O local onde foram construídos tem uma área de 2.500 metros quadrados (m2). Cada casa tem 130 m2 de área útil. Na sua totalidade, o projeto foi concluído com um orçamento ajustado de 1,1 milhões de dólares (cerca de 1 milhão de euros, à cotação atual).

casas pré-fabricadas com contentores
Timothy Soar

complexo residencial feito com contentores
Timothy Soar
Respondendo de forma sensível e sustentável ao imperativo de Oklahoma City de aumentar a densidade nos bairros residenciais existentes, o Squirrel Park faz uso inovador de contentores modificados para criar quatro casas unifamiliares.
  • O piso térreo dessas casas foi construído a partir de dois contêineres que abrigam a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar.
  • O piso superior é composto por dois contentores adicionais com dois quartos e uma varanda fora do quarto principal.

Os exteriores brancos combinam uma estética moderna e industrial com tinta branca e espelhos para refletir o sol.

casas construídas com contentores
Timothy Soar
Um dos objetivos do estúdio ao projetar o Squirrel Park era fornecer áreas recreativas e fomentar a interação ao ar livre. Por esta razão, as casas estão localizadas num ambiente de parque com muitas árvores, áreas verdes e espaços ao ar livre compartilhados.

Os telhados verdes contribuem para a sustentabilidade dessas residências, aumentando a eficiência energética. Também conhecidos como telhados vivos, ajudam a manter as casas quentes no inverno e frescas no verão, ajudando a mitigar o efeito de ilha urbana.

Cada uma das casas do Squirrel Park tem o seu próprio estacionamento coberto. As casas são levemente elevadas do solo para facilitar a drenagem da água e, por estarem numa área propensa a ventos fortes e até tornados, são reforçadas com tubos de aço soldados nas placas de fundação.

O interior limpo e moderno das casas utiliza luz natural com grandes janelas e portas de vidro que podem ser abertas para ventilação. As árvores existentes foram mantidas na propriedade e muitas novas plantações foram adicionadas para manter o Squirrel Park verde e bonito. Além das varandas do segundo andar, as casas têm varandas cobertas com balanços para desfrutar do ar livre.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta