San Piero Patti dá incentivos para atrair cidadãos e empresas para relançar o tecido social e económico da povoação.
Comentários: 0
aldeias despovoadas
sanpieropattiturismo.it

O despovoamento das aldeias é um fenómeno que continua a causar preocupação em muitos países, não só em Portugal. Para reverter a tendência, uma pequena localidade siciliana (San Piero Patti, na província de Messina em Itália) lançou medidas 'ad hoc': 5.000 euros para famílias que decidem estabelecer-se na zona e outros incentivos para atividades económicas. Descobrimos quais são.

A administração municipal liderada pela autarca Cinzia Marchello publicou três editais relativos a três áreas precisas de intervenção, com os correspondentes incentivos para atrair cidadãos e atividades empresariais para relançar o tecido social e económico da povoação.

Especificamente, o município de San Piero Patti, aproveitando os fundos disponibilizados pela Presidência do Conselho de Ministros para municípios marginais e zonas do interior, poderá atribuir contribuições únicas no valor de 5.000 euros por família (para um máximo de seis famílias ) a título de contribuição para as despesas de aquisição e renovação de um imóvel que será utilizado como residência principal por um período não inferior a três anos.

O segundo edital, que utiliza os mesmos recursos do governo, visa facilitar o estabelecimento ou a expansão das atividades económicas no município através da atribuição de contribuições únicas. O total de recursos alocados é de 35.000 euros e será dividido em duas linhas de ação:

  • Para empresas existentes fora do município que decidam abrir uma nova unidade de negócio no município de S. Piero Patti (máximo 2 atividades, contribuição de 7.000 euros).
  • Para o arranque de novas empresas sediadas no concelho (máximo 4 atividades, contribuição de 5.315 euros).

Na avaliação para a atribuição de fundos, informa a Câmara Municipal, terão especial relevância os critérios relacionados com a idade do empregador, a capacidade da empresa para empregar trabalhadores e a residência.

Já o terceiro aviso refere-se ao empréstimo gratuito da central leiteira municipal (localizada na Via Marletta). A Câmara Municipal, aliás, está disposta a conceder a concessão da estrutura e também a realizar algumas obras de adaptação num valor máximo de cerca de 5.200 euros. Atividades individuais ou associadas de pecuária e laticínios podem solicitar o empréstimo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta