Objetivo da autarquia é revitalizar o tecido social e o contexto urbano, também através do impulso de novas atividades económicas.
Comentários: 0
casas por 1 euro
Palma di Montechiaro
Flavio Di Stefano

A lista de pequenas aldeias que, para conter o despovoamento, vendem propriedades a preços simbólicos continua a crescer. É a vez das casas por 1 euro em Palma di Montechiaro, a aldeia siciliana na província de Agrigento que inspirou Tomasi di Lampedusa para o cenário do seu famoso romance histórico "O Leopardo", que deu origem ao filme de Luchino Visconti, com o mesmo nome.

No passado mês de julho foi aprovado o regulamento municipal para a venda facilitada de imóveis para o projeto da casa por 1 euro em Palma di Montechiaro. Recolhidas as manifestações de interesse para a venda dos imóveis abandonados, a Câmara Municipal atuará como intermediária junto dos compradores, com o objetivo de assegurar o território e repovoar a aldeia, relançando também a economia.

Nas intenções da administração municipal, o projeto das casas por 1 euro em Palma di Montechiaro, para além das intervenções de segurança e decoração no centro histórico, deve revitalizar o tecido social e o contexto urbano, também através do impulso de novas atividades económicas.

Os imóveis em ruínas que o município pretende colocar à venda por 1 euro podem ser requalificados e destinados não só a habitação, favorecendo e incentivando também a instalação de estabelecimentos de alojamento, comércio e restauração, bem como lojas de artesanato.

Palma di Montechiaro também é apelidada de "Cidade do Leopardo", aldeia em que Giuseppe Tomasi di Lampedusa se inspirou para escrever a sua obra-prima "Il Gattopardo", que fala da decadente aristocracia siciliana do Risorgimento. No romance, os eventos ocorrem em Donnafugata, mas a reconstrução permanece substancialmente fiel aos lugares de Palma di Montechiaro. Foi a família Tomasi di Lampedusa que fundou este pequeno centro agrícola em 1637.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta