Portugueses estão a mudar mais de casa

O que leva os portugueses a mudar de casa?

A crise habitacional está a deixar marcas, tendo os preços das casas à venda disparado nos últimos anos, o mesmo acontecendo no mercado de arredamento, com o valor das rendas pedido pelos senhorios aos inquilinos subido em flecha. Perante este cenário, muitas pessoas estão a optar por mudar de casa. Nos últimos cinco anos, 36% dos portugueses trocaram de casa, sendo que 7% realizaram essa mudança no último ano. A alteração do agregado familiar é o principal motivo que leva à tomada desta decisão.  
Morar em Braga

Viver em Braga: um verdadeiro encanto no Norte de Portugal

É uma das cidades mais antigas do país, é uma cidade vibrante, cheia de jovens que estudam nas suas universidades. Braga, que fica no coração do Minho, tem sido um destino cada vez mais procurado por quem procura qualidade de vida e uma cidade com imensa história.
regalo casa nuova

As melhores ideias de presentes para a nova casa de amigos ou família

O presente para uma nova casa é um gesto de carinho e acolhimento para com os novos proprietários. Este presente deve ser cuidadosamente escolhido para celebrar uma nova aventura na casa recém-comprada. Na hora de comprar um presente desse tipo, é bom optar por soluções que possam melhorar o conforto e a funcionalidade do espaço de convivência, ajudando a tornar a nova casa mais acolhedora.
Mudança de casa

Trocar de casa: guia essencial para escolher uma empresa de mudanças

Será, para muitas pessoas, um dos momentos mais complicados no processo de troca de casa. Fazer as mudanças não tem, no entanto, de ser uma dor de cabeça, nomeadamente quando se opta por contratar uma empresa para fazer esse serviço. Há, ainda assim, cuidados a ter em conta para que tudo corra sem percalços. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Mudar de casa em Portugal

Subida de juros leva famílias a mudar para casas mais baratas?

A carteira das famílias tem vindo a ser pressionada pela alta inflação e pela subida a pique das prestações da casa. Isto porque as taxas Euribor continuam a aumentar de braço dado com as taxas de juro diretoras do BCE, as quais voltaram, aliás, a subir em 50 pontos na quinta-feira. Este cenário tem vindo mesmo a sufocar muitos agregados, que na dificuldade de pagar a prestação, escolhem mudar para casas mais baratas, tal como explicam especialistas de mercado ao idealista/news. Mas esta tendência não se sente, de momento, em todos os negócios imobiliários, nomeadamente no segmento de luxo.
Limpezas da casa

Limpeza doméstica lidera top 10 dos serviços para casa em 2022

Viver com conforto e qualidade passou a ter uma importância acrescida na pandemia. Com os longos períodos passados em casa, as famílias passaram prestar mais atenção às pequenas ou grandes intervenções que podiam fazer em casa para viver melhor. E, por isso mesmo, os portugueses começaram a requisitar mais os pequenos serviços de manutenção e reparação da casa. Em 2022, foram as limpezas domésticas os serviços mais procurados, seguidos da carpintaria, mudanças, eletricidade e ar condicionado.