No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos, passo a passo, como fazer uma limpeza a fundo de paredes e tetos.
Comentários: 0
Como limpar humidades em paredes e tetos
GTRES

Com a chegada da primavera, e depois de dias mais húmidos e frios, muitos portugueses são forçados a limpar a fundo paredes e tetos, eliminando as humidades que surgiram, bem como os fungos existentes. Tudo isto, também, em prol da saúde. Mas por onde começar? O primeiro passo a dar é arejar a casa. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos como fazer uma limpeza a fundo de paredes e tetos

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

Passados os dias mais húmidos e frios fiquei com as paredes de minha casa escuras, sujas, com muitos fungos provocados pelo excesso de humidade. Quero fazer uma limpeza a fundo de paredes e tetos. Peço a vossa informação e conselhos para executar esta tarefa? 

O teu problema é comum ao de muitos consumidores portugueses. Com a entrada da primavera, é altura de arregaçar as mangas, abrir todas as janelas e proteger (tapar simplesmente) o mobiliário para começar a limpar a fundo paredes e tetos. 

Arejar a casa é fundamental e poderás começar por aqui. Até para “secar” rapidamente a limpeza que irás fazer. 

Depois, terás de adequar os produtos de limpeza e o método a utilizar ao revestimento das paredes. Comecemos pelas paredes pintadas:

  1. Limpa bem o das paredes. Poderás usar o aspirador ou um pano; 
  2. Desliga a corrente elétrica para que a limpeza (água e/ou detergente) não danifique tomadas e interruptores; 
  3. Agora prepara uma solução de água morna com detergente da loiça, ou no caso de estarem muito sujas, escolhe um detergente abrasivo e lava cuidadosamente, mas com vigor as paredes e tetos. É importante que não pares a lavagem da parede a meio, pois corres o risco de ficar manchada;
  4. Poderás, também, optar por usar um pouco de detergente multiúsos diluído em água e aplicado com uma esponja ou com um pano absorvente.

Humidades em casa
GTRES

Se tiveres paredes forradas a papel, precisas de ser ainda mais cuidadoso.

  1. Para limpar o pó, escolhe uma escova ou vassoura muito macia, não fazendo muita pressão, sobretudo se o papel tiver efeitos em relevo. Para limpar a sujidade ou manchas, usa uma borracha de lápis macia;
  2. Se o papel de parede for lavável, consulta e segue as instruções do fabricante.

Para a limpeza dos tetos, sobretudo se forem altos, vais precisar de um escadote e de um ajudante ou de uma plataforma para colocar os instrumentos de limpeza. Utiliza o mesmo procedimento aconselhado para a lavagem das paredes, mas deverás usar máscara e óculos de proteção. Mais vale prevenir…

Caso os tetos sejam baixos, uma vassoura macia com um cabo longo ou o aspirador com um acessório de limpeza de pós serão suficientes. Se te parecerem muito sujos, opta pelo detergente multiúsos diluído em água aplicado com uma esponja.

*Contacta-nos através do número de telefone 21 371 02 00, do email deco@deco.pt ou da linha whatsapp +351 966 449 110. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin. Visita o nosso site: deco.pt.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade