Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

8 dicas para acabar com a condensação e humidade nas janelas

No inverno, o tempo frio lá fora constrasta com o ambiente quente da nossa casa, e o excesso de humidade nas janelas pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

Acabar com a condensação e humidade nas janelas
Foto de Markus Spiske en Pexels
Autor: Redação

No inverno, o tempo frio lá fora contrasta com o ambiente quente da nossa casa, e o excesso de humidade nas janelas pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Mofo, bolor, manchas pretas ou aprodecimento da madeira são alguns dos problemas que podem surgir. Daí ser tão importante prevenir e manter a casa livre do fenómeno da condensação. No artigo de hoje deixamos algumas dicas que podem dar uma ajuda.

Ventilar bem a casa

Ventilar a casa diariamente, promovendo a circulação do ar, ajuda a combater os problemas de humidade e condensação. E é por isso que abrir as janelas é tão importante para “limpar” os ambientes interiores.

Abrir os cortinados

Abrir os cortinados e as persianas vai permitir a circulação de ar pelas janelas e evitará o aparecimento de humidade e condensação.

Ventilar bem a casa
Unsplash

Manter uma temperatura constante

Para evitar o fenómeno da condensação é fundamental manter uma temperatura constante e temperada dentro de casa. Se estiver calor excessivo deverás abrir as janelas para baixar a temperatura. Se estiver muito frio, é aconselhável utilizar algum tipo de aquecimento.

Usar desumidificadores nas várias divisões

Os desumidificadores absorvem a humidade, eliminando o vapor de água contido no ar, evitando a condensação. São bons aliados na hora de combater este fenómeno.

Usar exaustores

Especialmente na cozinha, este tipo de sistemas são essenciais para eliminar o vapor de água, os odores e o calor. São também importantes na casa de banho.

Usar exaustores de cozinha
Pexels

Evitar secar roupa dentro de casa

Se não tiveres outra opção que não seja a de pendurar as roupas dentro de casa, deixa-as nuam divisão bem ventilada e abre as janelas – por exemplo.

Vedar os espaços ao redor de portas e janelas

Uma forma de evitar que o frio entre dentro de casa e arrefeça as paredes e janelas – algo que é mais preocupante no inverno.

Investir em boas janelas

Trocar as janelas pode vai aumentar a eficiência energética da casa. Além disso, vai fazer com que poupes mais dinheiro nas contas da luz no final do mês.