
A Hello Wood, um escritório de arquitetura com sede em Budapeste, conhecido pelo seu vasto portefólio de minicasas, projetou e construiu a casinha mais charmosa e excêntrica de todos os tempos. A “The Jet House” representa uma espécie de fantasia de infância que se torna realidade.
A casa em forma de um avião azul pastel está escondida num anel de árvores entre as colinas do condado de Zala, na Hungria. É como se tivesse saído de um desenho animado e pousado no prado com os seus arcos e curvas amigáveis e janelas redondas, e ao entrar, um reino infantil revela-se.

O cliente que abordou a Hello Wood com a ideia para esta cabana incomum foi o mais jovem de todos até ao momento. Lujzi, de 12 anos, sonhava com uma casa de brincar para onde pudesse retirar-se, convidar os seus amigos e dormir - e que mais tarde pudesse ser convertida em alojamento.
Lujzi sempre gostou de viajar - especialmente em aviões, e é por isso que tinha uma cabine com o tema dos aviões nos seus sonhos. Chegou às primeiras reuniões com ideias elaboradas e planos no papel. Apoiada pelo seu pai, acompanhou o processo de design até o fim, conta a Hello Wood, representando uma perspetiva diferente dos típicos promotores imobiliários. Partindo da ideia de Lujzi, o conceito dos designers era criar uma pequena casa funcional e completa que lembrasse mais um belo brinquedo de design do que um edifício.

A minicasa foi criada combinando função com fantasia; as asas do avião formam terraços espaçosos, uma janela circular cobre o nariz do avião e um pequeno lance de escadas do aeroporto leva à porta da frente. O clima ‘retro’ inspirado no avião do interior é alcançado pelas formas arredondadas e belos elementos de madeira. Foi decorado com assentos de avião reais e outras relíquias da aviação.
"Ficamos felizes em aceitar a tarefa incomum. Como arquiteto, é uma tarefa inspiradora projetar uma estrutura que tem que ser 'fofa'. Também foi um desafio incorporar elementos arquitetónicos tradicionais à forma escultural - como impermeabilização, barreira de vapor e isolamento térmico", diz Tamás Fülöp, arquiteto do projeto da ”.“The Jet House

Com a sua aconchegante Jet House, Lujzi está nas nuvens e ficaria encantada se outras pessoas também pudessem experimentar como é ficar numa casa-avião. Em breve será possível reservar uma noite numa das cabines mais exclusivas da Hungria.


Para poder comentar deves entrar na tua conta