
A união de forças pode dar resultados incríveis. E a história desta minicasa na árvora chamada KOJA é o exemplo disso mesmo. Esta minicasa é fruto da colaboração entre a empresa sueca Polestar do Grupo Volvo, que trabalha no setor de veículos elétricos, e o designer conceitual finlandês Kristian Talvitie. Conhece a história desta minicasa construída com materiais sustentáveis no meio da floresta da Finlândia.

Apoiado nesta parceria, o fabricante de automóveis ousou apostar em novas áreas de negócios, como foi o caso da aquitetura. E em resultado nasceu a KOJA, uma minicasa construída na árvore que foi concebida por Talvitie. O objetivo do arquiteto era claro: participar do Concurso de Design Polestar 2021, cujo mote foi o "progresso", no qual foi premiado com uma menção honrosa.
KOJA, termo que em sueco significa “cabana” ou “barraca”, pretende ser um projeto residencial para promover o progresso social e oferecer potenciais soluções para problemas atuais, como é o caso das alterações climáticas.

Concebido como um “microespaço”, o projeto idealizado por Talvitie inspira-se nos valores do progresso e da sustentabilidade, redefinindo as viagens sustentáveis. Isto porque o arquiteto pretende que, com projetos como este, sejam reduzidas as deslocações das famílias que gostam de estar em contacto com a natureza. “A maioria dos designers vê as coisas do ponto de vista do utilizador. Eu também as vejo do ponto de vista do meio ambiente. Tem que haver uma simbiose entre o design e seu meio envolvente", defende.

O conceito chamou a atenção dos responsáveis pela Polestar. “Ficámos fascinados com a ideia e a forma como esta minicasa reflete os valores da nossa marca num ambiente diferente. Isso é muito importante para nós e ficámos tão impressionados que decidimos construí-la”, disse Maximilian Missoni, Diretor de Design da Polestar. Tanto que, a partir deste projeto apresentado pelo arquiteto, a empresa sueca pôs mãos à obra para construir esta minicasa na cidade finlandesa de Fiskars, onde integra a exposição House by an Architect realizada no âmbito da Bienal de Arte e Design de Fiskars Village e que pode ser visitada até setembro de 2022.


Toda a estrutura foi construída com materiais sustentáveis, incluindo madeira e lã de origem local. Tendo em conta a linguagem de design da marca automóvel sueca, a pequena casa parece respeitar a sua envolvente natural e, ao mesmo tempo, destaca-se com um contraste contemporâneo, graças a um design minimalista que proporciona uma experiência imersiva na natureza.

Para poder comentar deves entrar na tua conta