Censos 2021 contabilizaram 375.118 casas vazias em Portugal, que podem ser abrangidas pelo regime de arrendamento obrigatório.
Comentários: 0
Arrendamento de casas devolutas
Foto de Egor Kunovsky no Pexels

O arrendamento obrigatório de casas devolutas é uma das medidas inseridas no “Mais Habitação”, que visa aumentar a oferta de casas para arrendar em Portugal. E para identificar as casas abrangidas por esta proposta de lei, o Governo espera contar com a ajuda dos municípios e também das empresas de gás, eletricidade e água. Para já, sabe-se que há 375.118 casas vazias em Portugal, segundo os Censos 2021, que podem vir a ser abrangidas pelo regime de arrendamento obrigatório. E contam-se apenas 60 freguesias que possuem mais de 1.000 habitações vagas.

Os dados dos Censos 2021 contabilizaram 375.118 casas desocupadas em Portugal por diferentes motivos: desde o falecimento do antigo morador, aos processos de partilhas de herdeiros, passando também pelas obras de beneficiação ou até outras situações não detalhadas, escreve o Público.

Este conjunto de imóveis pode ser abrangido pelo arrendamento obrigatório de casas devolutas, cuja proposta de lei está em discussão pública até ao próximo dia 24 de março. Isto porque não se enquadram em casas de férias, casas de emigrantes ou pessoas deslocadas ou casas colocadas no mercado (venda e arrendamento), situações que constituem exceções à regra neste diploma.

Olhando para a localização das casas vazias no território nacional, salta à vista que a distribuição é desigual, concentrando-se sobretudo no litoral do país. Contabilizam-se apenas 60 freguesias (de um universo de 3.092) que possuem mais de 1.000 casas vazias, refere o mesmo jornal. E muitas localizam-se em zonas urbanas, como é o caso da União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, no Porto, que possui um total de 3.382 habitações vagas. Também em Lisboa a freguesia de Arroios possui 2.331 fogos vazios, por exemplo.

Se olharmos para os dados em termos relativos, há situações em que o peso das casas vazias face ao património habitacional existente é superior a 40%. Este é o caso da freguesia de Pinzio, no concelho de Pinhel, onde há 203 habitações vazias perante 478 casas existentes, o que significa que a os fogos vagos correspondem a 42,47% do património total.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta