
O litoral de Portugal pinta-se de verde bem escuro, refletindo onde comprar casa é mais caro. E à medida que viajamos para o interior do país, vamos conhecendo os 254 municípios onde o custo de comprar casa é inferior à mediana nacional, que em 2022 se fixou em 1.484 euros por metro quadrado (euros/m2), segundo apontam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE). Descobre qual é o preço das casas por município neste mapa preparado pelo idealista/news.
O preço das casas e a sua localização são fatores que sempre pesaram na hora de comprar uma habitação para viver. Mas ganharam ainda mais importância numa altura em que a inflação permanece alta, os preços das casas continuam a subir (embora a menor velocidade) e os juros no crédito habitação estão a escalar.
Por isso mesmo, o idealista/news passou a pente fino os dados do INE e deu conta que, afinal, o valor mediano das casas vendidas ao longo de 2022 foi inferior à mediana nacional ( de 1.484 euros/m2) em 254 municípios. Ou seja, em mais de 80% do território português é possível comprar uma casa de 100 m2 por menos de 148 mil euros.
É em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, que se encontram as casas mais baratas de todas. Aqui, o custo mediano da casas vendidas ao longo de 2022 fixou-se em 192 euros/m2, o que significa que uma habitação de 100 m2 custou menos de 20 mil euros, apontam os dados do INE publicados no passado dia 21 de abril.
Já os tons mais escuros do mapa de Portugal espelham onde é mais caro adquirir casa. É, sobretudo, no litoral do país que o tom escurece, com destaque para os municípios do Algarve e das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. Lisboa (3.872 euros/m2), Cascais (3.473 euros/m2) e Oeiras (3.001 euros/m2) são os municípios onde se encontram as casas para comprar mais caras de todas.
Fica a conhecer quanto custa comprar casa em todos os 301 municípios portugueses com dados disponíveis pelo gabinete nacional de estatística (num total de 308 concelhos) neste mapa preparado pelo idealista/news.
Para poder comentar deves entrar na tua conta