Freguesia de Lisboa será a primeira a ter habitações de renda acessível totalmente financiadas pelo PRR.
Comentários: 0
habitação acessível
Foto de Eylül Kuşdili no Pexels

A freguesia de Benfica, em Lisboa, será a primeira do país a promover habitação acessível totalmente financiada por uma linha de crédito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e de instrumentos estatais de apoio ao subarrendamento. No total, deverá disponibilizar 250 apartamentos, até 2028. Valor máximo das rendas não irá ultrapassar os 400 euros.

Segundo a notícia do jornal Público, prevê-se que as chaves da primeira meia centena de casas sejam entregues até ao final do presente mandato, em 2025. Isto é, das 250 casas a disponibilizar, 58 correspondem a construção de raiz ou à reabilitação de frações, ambas financiadas pelo PRR. O acesso será feito através de uma bolsa de inscritos gerida pela autarquia.

Há cinco localizações sinalizadas pela Junta de Freguesia de Benfica, nomeadamente terrenos municipais, no Calhariz de Benfica e na Rua da Venezuela. Um prédio devoluto na Rua Cláudio Nunes também deverá ser reconvertido, assim como outro localizado na Rua Dr. José Batista de Sousa – será comprado para ser reabilitado. Deverá nascer ainda mais habitação acessível em terrenos situados no Palácio Baldaya.

De acordo com a publicação, e no caso do programa gerido diretamente pela Junta de Freguesia de Benfica, serão investidos cerca de 32 milhões de euros até 2028, 16 milhões dos quais nesta primeira etapa que vai até 2025.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta