As casas atribuídas vieram dar resposta a várias famílias, desde Portimão, Porto, Lisboa, Entroncamento, Montijo e Évora.
Comentários: 0
rendas acessíveis
Foto de Maria Lindsey Content Creator no Pexels

O Ministério da Habitação anunciou que foram assinados mais 27 contratos de arrendamento a preços acessíveis, com efeitos a 1 de agosto, no âmbito dos sorteios que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) realiza ao longo do ano. As casas atribuídas vieram dar resposta a famílias em Portimão, Porto, Lisboa, Entroncamento, Montijo e Évora.

Desde o início de 2023, já foram atribuídas 58 habitações, das tipologias T1 a T3, "que advêm de aquisições e reabilitações feitas pelo IHRU para dar resposta a famílias que não têm acesso por via do mercado e que cumprem os critérios de elegibilidade do Programa de Arrendamento Apoiado", refere o ministério num comunicado enviado às redações. Estas 58 habitações juntam-se às 78 atribuídas nos dois anos anteriores: 40 em 2021 e 38 em 2022.

Rendas acessíveis: critérios de candidatura

Os critérios para que uma família seja elegível nestes sorteios são vários:

  • Deve apresentar um rendimento anual bruto até 35 mil euros, no caso de o agregado ser composto por um elemento, ou até 45 mil euros, se forem duas pessoas.
  • Para famílias mais numerosas, com mais de dois indivíduos, o teto sobe mais cinco mil euros por cada pessoa a mais.

Por exemplo: para um agregado constituído por três elementos, o rendimento bruto anual máximo admitido é de 50 ml euros: 45 mil euros mais cinco mil euros pela terceira pessoa. 

Esta iniciativa, recorde-se, enquadra-se no conjunto das soluções habitacionais disponibilizadas pelo IHRU para garantir o acesso à habitação a estas famílias. A informação sobre os vários concursos que vão decorrendo encontra-se disponível aqui. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta