Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Rendas acessíveis

Últimas notícias sobre "Rendas acessíveis" publicadas em idealista.pt/news

Câmara do Porto aprova concursos para construção de 300 casas a preços acessíveis em Lordelo do Ouro

Luz verde para a construção de cinco blocos de habitação em Lordelo do Ouro, Porto, onde está prevista a disponibilização de mais de 300 fogos, destinados ao mercado de habitação acessível. Em causa está a aprovação, por parte da Câmara Municipal do Porto (CMP), do lançamento de três concursos para apresentação de propostas de conceção para Lordelo do Ouro, cujo estudo urbanístico prevê intervenções em terrenos do domínio municipal.

Notícia sobre:

Sorteio de casas do Programa de Renda Acessível realiza-se hoje mas online – por causa do Covid-19

O sorteio das primeiras 120 casas do Programa de Renda Acessível (PRA) da Câmara Municipal de Lisboa – o concurso esteve aberto entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 – realiza-se esta quinta-feira à tarde. Os candidatos terão, no entanto, de acompanhar os resultados a partir de casa, através do site www.lisboa.pt. Isto porque a autarquia dispensou o evento presencial, na sequência do plano de contingência contra o novo coronavírus.

Notícia sobre:

Casas devolutas compradas com vistos gold no Programa de Renda Acessível - o objetivo do BE

O BE quer que os imóveis devolutos em Lisboa adquiridos no âmbito dos vistos gold possam ser requisitados para fins públicos e reforçar a oferta de habitação, definindo a obrigatoriedade das casas integrarem o Programa Renda Acessível (PRA)

Notícia sobre:

Espanhola Urbania entra em Portugal com projeto de casas novas para arrendar

Portugal continua na mira dos investidores e há mais uma empresa estrangeira a apostar no território nacional. A espanhola Urbania, que investe em mercados alternativos, está a negociar um terreno em Lisboa para construir um empreendimento residencial para arrendar, numa lógica de "build-to-rent", e pretende estabelecer parcerias público-privadas para levantar os seus projetos nesta área.

Notícia sobre:

Proprietários e inquilinos em uníssono: congelar rendas não é solução; problema é falta de oferta

O congelamento de rendas, adotado em Berlim, não é a solução indicada para o mercado luso, concordam proprietários e inquilinos, em linha com o Governo. O problema é a falta de oferta. Resolve-se com mais incentivos ao mercado e casas promovidas pelo Estado.

Notícia sobre:

Renda Segura em Lisboa: câmara disposta a adiantar dinheiro aos proprietários para obras

Lisboa vai ter mais um programa de apoio à habitação, sobretudo para jovens e classe média. Chama-se Renda Segura e prevê que seja a autarquia da capital a arrendar casas a particulares para depois as subarrendar a preços acessíveis. O presidente da CML, Fernando Medina, admite estar disposto a adiantar rendas para que os proprietários possam realizar obras nas casas antes de serem colocadas no mercado.

Notícia sobre:

Compra ou reabilitação de imóveis para renda acessível “isentos” do visto prévio do TdC

Está aprovado o fim do visto prévio do Tribunal de Contas (TdC) para a aquisição e reabilitação de imóveis destinados à promoção de habitação acessível ou alojamento estudantil. Em causa está uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) apresentada pelo PS, e que passou com “luz verde” do PCP – e votos contra dos restantes partidos.

Notícia sobre:

Programa Renda Segura aguarda aprovação do OE2020 para ter luz verde

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai arrendar casas a particulares para depois as subarrendar a preços acessíveis, como o idealista/news já tinha revelado. Em causa está o Programa Renda Segura, que segundo Fernando Medina, presidente da autarquia, aguarda a aprovação do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) para ter luz verde.

Notícia sobre:

Olhão abre candidaturas ao programa de apoio ao arrendamento habitacional

Estão abertas as inscrições para a 3ª fase do Programa de Apoio ao Arrendamento Habitacional do Município de Olhão. Esta subvenção é atribuída pelo período de um ano, e pode ser renovada por períodos iguais, até ao máximo de 3 anos. Os interessados devem fazer a sua candidatura até 28 de fevereiro.

Notícia sobre:

Rendas acessíveis: chega ao mercado o primeiro seguro pela mão da Tranquilidade

Proteger inquilinos e senhorios que adiram ao Programa de Arrendamento Acessível (PAA) - este é o objetivo do novo seguro que acaba de chegar ao mercado. O produto - que é um requisito obrigatório para os novos contratos formalizados ao abrigo das rendas acessíveis - é lançado hoje pela Tranquilidade e visto pela secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, como "uma peça crucial para dinamizar o PAA, porque vem contribuir para uma redução do risco", segundo disse a governante ao idealista/news.

Notícia sobre: