casas em Portugal

Sorteio de 133 casas em Lisboa anulado após queixas de candidatos

A Câmara Municipal de Lisboa anulou um sorteio de 133 casas, no âmbito do Programa Renda Acessível (PRA), após várias queixas sobre a falta de transparência no processo. O sorteio foi antecipado sem aviso prévio para a tarde de segunda-feira, quando estava marcado para terça-feira, dia 17 de ju
Arrendar a casa rápido

Arrendamentos expresso: 10% das casas fica menos de 1 dia no mercado

No mercado de arrendamento em Portugal, há casas anunciadas de vários perfis, preços e características. Mas há imóveis que são arrendados mais rápido do que outros, sobretudo os que apresentam rendas mais acessíveis. Durante os últimos três meses de 2024, cerca de 10% das casas anunciadas estiveram menos de 24 horas no mercado, segundo revela a análise realizada pelo idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa e editor desta newsletter.
rendas acessíveis

Lisboa abre concurso para 30 casas com rendas acessíveis

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou a abertura de um novo concurso extraordinário do Programa de Renda Acessível, disponibilizando 30 habitações municipais para residentes do concelho. As casas, com tipologias entre T0 e T3, destinam-se a famílias com rendimentos anuais entre 6.111,12 e 10.639 euros.
Apartamento em Gondomar

Rendas acessíveis: concursos anulados e IHRU fará uma auditoria

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) anulou dois concursos do programa Arrendar para Subarrendar, alegando problemas informáticos. A decisão surge depois da entidade liderada por Benjamim Pereira ter confirmado a 130 famílias que teriam direito a uma casa. O IHRU vai agora promover “uma auditoria” às causas dos referidos problemas informáticos.
arrendamento acessível no Porto

Porto quer afetar 106 imóveis ao arrendamento acessível até 2026

A Câmara do Porto pretende, até 2026, reabilitar e afetar ao regime de arrendamento acessível 106 fogos, alguns dos quais já concluídos e outros a iniciar, fruto de um investimento de 19,3 milhões de euros, foi hoje revelado.Numa apresentação ao executivo municipal, o vereador com o pelouro do Urban
Barreiro

Barreiro aprova construção de 202 casas de renda acessível

A Assembleia Municipal do Barreiro, no distrito de Setúbal, aprovou uma proposta do executivo camarário para a construção de 202 fogos de habitação de renda acessível. A proposta consiste num modelo, que a autarquia classifica como inédito e criativo, de transmissão do uso de terreno camarário, na Quinta das Canas, a um investidor privado por um período máximo de 60 anos, para a construção de habitação a custos controlados.
Casa mais antiga do Porto

Casa mais antiga do Porto está a ser reabilitada para ser arrendada 

Aquela que é considerada a casa mais antiga do Porto, localizada na zona da Sé, está a ser reabilitada pela Porto Vivo, SRU e será colocada no mercado municipal de arrendamento acessível, revela a Câmara Municipal do Porto (CMP). O valor de investimento é superior a 360.000 euros e o imóvel deverá estar disponível a partir de dezembro de 2025, refere a autarquia. 
Casas acessíveis para professores

Governo está a procurar casas acessíveis para professores deslocados

Com o novo ano letivo 2024/2025 à espreita, há uma questão que volta a estar sob os holofotes: a falta de professores, que se tem feito sentir, sobretudo, nas zonas do Algarve e da Grande Lisboa. E, por detrás deste problema, estão muitas vezes os elevados custos das casas para arrendar. Para ajudar os professores deslocados, o Ministério da Educação está a procurar casas a preços acessíveis, contactando dioceses, autarquias e até militares.
Terrenos para construir casas

Autarquias vão garantir terrenos para construir casas acessíveis

Dentro de 30 dias, o Governo de Montenegro deverá apresentar a primeira versão da revisão da lei dos solos. Esta alteração vai permitir aos municípios portugueses autorizar a construção de casas com rendas acessíveis em terrenos onde antes não era possível. Em reação a este anúncio, a presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP), Luísa Salgueiro, afirmou que as autarquias estão “disponíveis” para garantir mais terrenos para construir casas, “desde que se garanta o cumprimento escrupuloso da lei”.
Rendas acessíveis no Porto

Rendas acessíveis no Porto: vão chegar ao mercado mais 11 casas 

Foram colocadas no programa municipal Porto com Sentido 11 casas – sete T0 e quatro T1 –, que estão inseridas num prédio da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN). Trata-se de uma aposta que “representa um importante incremento na oferta de arrendamento acessível existente na cidade do Porto”, referem em comunicado a autarquia e a AICCOPN.