
Guimarães prepara-se para receber um novo megaprojeto imobiliário, que será desenvolvido com recurso ao modelo de construção híbrida. O MITH - Minho Innovation and Technology Hub, assim se chama, vai nascer pela mão do grupo Casais e quer ser uma referência nas áreas de inovação e tecnologia, mas também engenharia e arquitetura. Vai ter escritórios, coworking, espaços empresariais, mas também habitação e áreas verdes.
O Grupo Casais assinará, em conjunto com a Universidade do Minho, a Câmara Municipal de Guimarães, a TECMINHO e o SITIO, um protocolo “que pretende dar prioridade ao espaço para a inovação e desenvolvimento tecnológico”, segundo o comunicado enviado às redações.
O MITH será um espaço para viver e trabalhar, cujo investimento total deverá rondar os 167 mihões, segundo o Expresso. O hub pretende promover uma interface entre as empresas, a academia e os institutos inseridos neste ambiente, sendo, por isso, “um local propício à instalação de startups e de empresas que pretendam dinamizar a relação com a investigação (…) O ponto essencial é que o conceito de cada empresa alojada no MITH terá de estar relacionado com inovação e tecnologia”, lê-se ainda.

O hub também terá habitação. Serão criados espaços no interior do MITH onde será possível habitar e usufruir deste ambiente, “que pretende ser uma comunidade sustentável e onde serão criadas ciclovias e espaços a pensar no futuro e no desenvolvimento sustentável”.
O MITH seguirá um modelo de construção híbrida, (que se traduz na conjugação de madeira e betão) estando a ser implementado pela Casais em outros projetos.
“Acreditamos que o setor da construção tem de ser mais sustentável. Por isso, estamos empenhados em demostrar o potencial deste tipo de construção. Mas também sabemos que temos de estar constantemente a inovar, a procurar melhorar e em busca de novas soluções, porque é também uma exigência do consumidor. Por isso, não só construímos este hub, como estamos aqui inseridos, com os nossos colaboradores a poderem trabalhar a partir daqui, mas também queremos aprender e encontrar talento nas mais diversas aéreas – engenharia, arquitetura, tecnologia, inteligência artificial – que nos permita continuar a desenvolver e a cumprir esta nossa missão”, afirma António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta