
A habitação corporativa está a revolucionar o mundo das viagens de negócios. Se antes o hotel era a opção mais simples e imediata para um trabalhador deslocado, hoje há mais oferta (e personalizada) para estes casos. As empresas estão preocupadas em atrair e reter talento e querem que os seus colaboradores se sintam em casa quando viajam por motivos profissionais. ‘Hotelizar’ o setor do alojamento corporativo, na era digital, é o que faz a espanhola Apartool, com mais de 120.000 apartamentos em mais de 85 países. Chegou a Portugal em plena pandemia e quer tornar-se player líder neste setor, segundo explica Marc Vilar, CEO da empresa, em entrevista ao idealista/news.
O ‘corporate housing’ é uma nova forma de arrendamento habitacional temporário para empresas, agências de viagens de negócios e agências de ‘relocation’ que têm de deslocar as suas equipas por razões profissionais – seja a necessidade de levar 28 técnicos de uma empresa de infraestruturas e energias renováveis espanhola, que se deslocaram a França durante 90 dias para levar a cabo a manutenção de uma central nuclear; ou uma responsável executiva de uma empresa portuguesa para Palma de Maiorca durante oito meses para liderar um projeto nessa zona.
A Apartool compromete-se a oferecer uma gestão profissionalizada de todo este processo, desde encontrar as adaptadas à pessoa ou equipas, até à operacionalização dos espaços, garantindo que casas prontas a habitar com tudo o que é preciso. A ideia é que seja “tão fácil como reservar um hotel hoje em dia”, de acordo com Marc Vilar. Isto é, “facilitar às empresas a deslocação dos seus colaboradores para qualquer local, aos proprietários de apartamentos a obtenção dos melhores clientes empresariais e às pessoas deslocadas a sensação de se sentirem em casa”.
A empresa, que chegou a Portugal em plena pandemia, onde já tem 7.000 apartamentos disponíveis, pretende continuar a crescer e a expandir a sua presença no mercado nacional. Além disso, quer tornar-se “plataforma líder na gestão de habitação corporativa na Europa e no Médio Oriente até 2025”.

Quando e onde é que a Apartool nasceu? Como surgiu esta ideia de negócio?
A Apartool nasceu em 2015, de uma forma muito diferente do que somos hoje. Foi o meu projeto final de licenciatura enquanto estudava Administração e Gestão de Empresas, com a ajuda dos meus colegas Albert Cerezo e Pol Carreras. Nessa altura, estávamos mais focados num produto de alojamento de férias do que num produto corporativo. Depois de apresentar o projeto, decidimos correr o risco e fundámos a empresa no verão de 2015. Éramos três jovens com vontade de inovar.
A nossa ideia original evoluiu ao longo do tempo, crescemos e tornámo-nos na plataforma de alojamento temporário que conhece hoje, presente em mais de 85 países. Atualmente, temos mais de 120.000 apartamentos e tratamos, em média, cerca de 1.000 pedidos por mês para estadias superiores a um mês.
Trabalham com que tipos de empresas, podem dar exemplos?
Essencialmente, trabalhamos com três tipos de clientes: agências de viagens corporativas, agências de relocation e empresas diretas. Trabalhamos em estreita colaboração com agências de viagens empresariais de renome, como a BCD Travel Spain, a AMEX ou a Viajes el Corte Inglés, que confiam em nós para oferecer aos seus clientes empresariais soluções de viagem personalizadas que satisfaçam as suas necessidades.
Também estabelecemos acordos globais com agências líderes do setor de 'relocation', como a Santa Fe Relocation e a Eres Relocation, que procuram soluções que permitam às pessoas e famílias que se deslocam internacionalmente, ter uma experiência de alojamento temporário em que se sintam "em casa". Também já colaborámos com empresas de renome como a Endesa, FGC, Repsol, Siemens, Air Liquide e Yazaki.

Quais são os objetivos de quem recorre aos vossos serviços?
O que observamos é que, no domínio das viagens de negócios, as empresas procuram constantemente melhorar a experiência dos seus colaboradores que se deslocam durante longos períodos de tempo.
Compreendem que alojar o seu staff em apartamentos com serviços, com comodidades e conforto, é essencial para o seu bem-estar e desempenho. É aqui que Apartool entra em ação.
Por outro lado, precisávamos de satisfazer uma necessidade muito específica, que é a melhoria das operações na reserva de apartamentos para estadias longas: tanto as agências de viagens corporativas como as empresas procuram facilidade, e é aí que entra a nossa proposta tecnológica: uma plataforma que lhes permite ter um único ponto de interlocução para serviços, condições, pagamento, faturação e contratos, garantindo ao mesmo tempo a qualidade no fornecimento de apartamentos corporativos, facilitando o trabalho do Travel Manager.
Gostamos de dizer que "hotelizamos" a operação de alojamento de longa duração, porque oferecemos uma solução de alojamento corporativo com a facilidade com que atualmente se contrata um hotel: com um único interlocutor, online, e com a máxima confiança no produto contratado.
Em que países é que a Apartool está presente atualmente? Quais são os planos de expansão?
A Apartool apartamentos em mais de 85 países e oferecemos os nossos serviços em todo o mundo. Seja qual for o local, mesmo o mais remoto, a nossa equipa consegue encontrar o que é necessário graças às nossas colaborações com parceiros em todo o mundo.
Em termos dos nossos planos de expansão, fizemos progressos significativos este ano. Depois de consolidar com sucesso a nossa presença nos mercados espanhol, português e francês, abrimos recentemente uma filial no Dubai para responder às necessidades de um mercado muito exigente como o do Médio Oriente, com países que têm taxas muito elevadas de expatriados entre os seus habitantes. A ronda de investimento que acabámos de fechar vai permitir-nos, para além de reforçar a nossa presença nos países onde já operamos, expandirmo-nos para novos mercados como Itália, Alemanha e Reino Unido.

E como está a correr o negócio em Portugal? Que tipo de empresas vos procura?
Em Portugal, o nosso negócio está a registar um crescimento constante desde que iniciámos a nossa operação em setembro de 2020. Até à data, ultrapassámos 1 milhão de euros em receitas.
Em termos de empresas que nos procuram em Portugal, temos tido realmente um vasto leque de clientes interessados nos nossos serviços. Desde agências de viagens corporativas que procuram alojamento flexível para os seus viajantes de negócios a empresas de 'relocation' que precisam de soluções de alojamento temporário para os seus colaboradores que se mudam para o país. Temos também tido a oportunidade de trabalhar com empresas diretas que pretendem providenciar alojamento confortável para as suas equipas durante a sua estadia em Portugal.
Desde 2020 que dispomos de uma filial em Portugal, com profissionais dedicados exclusivamente a este mercado e que conhecem bem as necessidades específicas das empresas em Portugal, o que nos permite prestar um serviço altamente personalizado a cada cliente.
Quantos alojamentos têm atualmente disponíveis em Portugal, e onde? E qual é o vosso plano de expansão?
Atualmente, temos cerca de 7.000 apartamentos em Portugal, espalhados por várias cidades. Gostamos de dizer que podemos oferecer opções de alojamento corporativo em quase todos os locais, uma vez que trabalhamos em cada pedido para encontrar a solução ideal.
Os nossos planos de expansão estão focados em continuar a crescer e a expandir a nossa presença no mercado português. O nosso objetivo é estar presente no maior número possível de locais em Portugal, o que inclui a adição de mais apartamentos em novas cidades e áreas estratégicas.
Por outro lado, queremos proporcionar aos nossos clientes ainda mais opções nas cidades onde já dispomos de alojamento, assegurando que podemos sempre encontrar a opção que melhor se adapta às suas necessidades.

Sendo que em Portugal há uma clara falta de oferta de imóveis, onde é que têm oportunidade para desenvolver os vossos projetos? Readaptam imóveis de outros usos? Constroem de raiz? Compram ou arrendam?
A nossa abordagem baseia-se em parcerias estratégicas com os proprietários de apartamentos, que nos ajudam a fornecer as melhores soluções de alojamento aos nossos clientes.
Afinal, o que é a habitação corporativa e como se diferencia de outras formas de alojamento temporário?
O alojamento corporativo é uma opção de alojamento para empresas, agências de viagens de negócios e agências de relocation que deslocam trabalhadores por motivos profissionais. A principal diferença reside no facto de ser especificamente adaptado às necessidades dos viajantes de negócios: a ideia é fornecer opções de alojamento concebidas para se adaptarem ao seu estilo de vida e permitir-lhes trabalhar a partir de um local temporário como se estivessem em casa, incluindo, por conseguinte, serviços que outras formas de alojamento não têm em conta. Por outro lado, são também estadias que podem ir de um mês a um ou dois anos.
Dentro desta tipologia, a Apartool oferece apartamentos com serviços. Ou seja, apartamentos totalmente mobilados e equipados que oferecem aos viajantes de negócios um espaço para se sentirem em casa.
Os apartamentos com serviços são concebidos tendo em conta as necessidades específicas dos viajantes de negócios. Oferecem áreas de trabalho, cozinhas totalmente equipadas e comodidades adicionais para garantir que possam manter-se produtivos durante a sua estadia. Este tipo de alojamento é ideal para estadias prolongadas, pelo maior conforto e flexibilidade em comparação com outros tipos de alojamento corporativo.

Quais as vantagens de recorrer a um serviço como o da Apartool? Como se diferenciam da concorrência?
A chave do nosso serviço é que a Apartool "hoteliza" o setor do alojamento corporativo, simplificando e digitalizando a procura e a gestão do alojamento, de modo a que encontrar soluções personalizadas seja tão fácil como reservar um hotel hoje em dia. O objetivo é sempre facilitar às empresas a deslocação dos seus colaboradores para qualquer local, aos proprietários de apartamentos a obtenção dos melhores clientes empresariais e às pessoas deslocadas a sensação de se sentirem em casa.
Além disso, oferecemos alojamentos totalmente equipados e mobilados, para uma instalação rápida e confortável, e uma gestão unificada de todos os serviços e condições numa única plataforma, desde a reserva até à faturação e eventual gestão de incidentes. Por fim, mas uma das vantagens mais valorizadas, cada cliente tem um 'Key Account Manager', o que acrescenta personalização e garante a satisfação das suas necessidades individuais.
Que serviços e comodidades são oferecidos nas unidades de habitação corporativa? Tudo está incluído?
Os imóveis que propomos foram concebidos para oferecer conforto e flexibilidade durante a sua estadia. É por isso que estão totalmente equipados e mobilados, prontos a habitar, e todos eles têm wi-fi de alta velocidade. Por outro lado, o preço inclui serviços de limpeza regulares com mudança de lençóis e toalhas e todos os serviços públicos como água, eletricidade e/ou gás. Por outras palavras, todos os custos estão incluídos no preço, eliminando surpresas desagradáveis e facilitando a gestão financeira das empresas.

Os alojamentos podem ser personalizados tendo em conta as necessidades específicas de uma empresa/equipa?
Naturalmente, a personalização é uma das nossas principais vantagens. Compreendemos que cada empresa, profissional e equipa tem necessidades únicas. É por isso que trabalhamos em estreita colaboração com o cliente para adaptar as nossas propostas às suas necessidades específicas. Quer se trate do local, do orçamento ou da duração da estadia, certificamo-nos de que tudo é personalizado de acordo com as suas necessidades.
Para tornar esta experiência ainda mais pessoal, atribuímos a cada cliente um 'Key Account Manager', que fica responsável por compreender em profundidade as suas necessidades e conceber um plano de alojamento à medida.
Quais são os principais desafios do negócio de alojamento temporário para viagens de negócios?
O principal desafio que se coloca a este setor é o da gestão profissionalizada e da digitalização, para que a contratação, a faturação, o pagamento e todas as formalidades inerentes à prestação do serviço, sejam transparentes para o cliente, sem que este tenha de lidar com vários fornecedores, cada um com as suas próprias condições de serviço e de contratação, etc. Sem esquecer o desafio de oferecer flexibilidade nas reservas e na duração da estadia, para poder adaptar-se à evolução das necessidades dos clientes com uma política de reservas flexível.

Estamos, portanto, convencidos de que a proposta de valor da Apartool, que centraliza toda a gestão numa única plataforma, é a resposta a este desafio. Por outro lado, a indústria do alojamento temporário enfrenta obviamente outros desafios, como a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, que estão a tornar-se cada vez mais importantes, com as empresas a tomar medidas para promover práticas sustentáveis.
Qual o volume de negócios da Apartool e quais são os objetivos para os próximos anos?
Para este ano de 2023, pretendemos atingir receitas de 15 milhões de euros. O nosso objetivo para os próximos anos é manter o crescimento do volume de negócios, como temos feito desde 2019, duplicando-o anualmente.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta