
Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027 e está a ser preparado um plano que irá resolver um dos seus principais problemas: a mobilidade. O novo Plano de Urbanização (PU) pretende promover um regresso ao centro, apostar na criação de uma rede de transportes coletivos eficiente e reduzir o uso excessivo do automóvel,
“Normalmente, faz-se aquele discurso sobre ordenamento das cidades, que deve ser feito em articulação com planos de mobilidade”, mas isso não acontece na prática, diz o urbanista Jorge Carvalho, que está a coordenar a equipa que está a trabalhar no novo PU. “Os planos são feitos com o pressuposto do carro e têm como função cumpri-lo", refere em declarações ao jornal Público.
O objetivo do novo plano, que está a ser trabalhado com técnicos da autarquia e com grupos das universidades de Évora e Aveiro, é “pensar na ocupação futura do território em função de um novo paradigma de mobilidade que não assente no veículo individual”.
Segundo o jornal, o plano que está a ser desenhado pretende ligar a Capital Europeia da Cultura em 2027 através de vários eixos de mobilidade. Para isso, está a ser pensado um metrobus, essencial para reforçar pequenos centros e ligar a cidade.
“O verde e a organização dos transportes vão desenhar a cidade. É essa a grande mudança que estamos a fazer”, salienta o urbanista.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta