Habitações sociais em Évora com obras financiadas pelo PRR

O projeto está incluído na Estratégia Local de Habitação (ELH) do concelho. Obras estão praticamente concluídas.
Évora
pexels
Lusa
Lusa

Quase 40 habitações sociais em Évora estão a ser alvo de obras de requalificação, num investimento de 480 mil euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, indicou que as intervenções em curso abrangem 38 casas, situadas no bairro das Corunheiras e propriedade da empresa municipal de gestão habitacional Habévora.

O projeto está incluído na Estratégia Local de Habitação (ELH) do concelho de Évora e “foi um dos primeiros” previstos neste documento estratégico a ter obras no terreno, realçou o autarca. As obras de recuperação destas 38 habitações sociais começaram no final do ano passado e encontram-se agora “praticamente concluídas”, indicou Carlos Pinto de Sá.

Publicidade

Segundo o autarca, as casas foram construídas “há já alguns anos, durante a anterior gestão do PS”, na sequência de um acordo entre a Habévora e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). “Infelizmente, não foram bem construídas e tiveram problemas estruturais, sobretudo na cobertura, com infiltrações de água, e, desde o início, que os moradores se queixavam”, argumentou Pinto de Sá.

O autarca precisou que as obras consistiram na reparação das coberturas, substituição de janelas e outras intervenções no interior das habitações para “resolver problemas causados pelas infiltrações de água”. No âmbito da ELH, “foi possível candidatar esta operação ao PRR e tivemos, agora, a informação de que foi aprovada e irá ser financiada”, congratulou-se, esperando que o valor das obras seja “integralmente financiado”.

O presidente do município adiantou ainda que a Habévora vai avançar com uma outra candidatura ao PRR para a realização de obras de recuperação em 12 casas no bairro da Malagueira e planeia requalificar outras situadas em várias zonas da cidade. “Ao todo, estamos a falar da recuperação de mais de 100 casas da Habévora”, sublinhou.

Para poder comentar deves entrar na tua conta