
Os primeiros meses do ano estão normalmente cheios de boas intenções, pelo que pode ser a altura perfeita para renovar a cozinha. Quer estejas a pensar dar-lhe um novo visual ou tenhas acabado de te mudar e precises de a montar de raiz, damos-te algumas dicas para que saibas escolher móveis duradouros e que se sujam pouco.
Na cozinha, os armários ocupam quase todas as paredes e, nos últimos anos, os armários do chão ao teto estão na moda (têm a grande vantagem, para além da capacidade, de não acumularem sujidade ou gordura no chão). Em todo o caso, antes de comprares, tem em conta três aspetos fundamentais, que são a chave para o sucesso da tua escolha:
- facilidade de limpeza;
- durabilidade;
- funcionalidade.
Quais os móveis mais fáceis de limpar
Prefere móveis que tenham portas mate anti-impressão digital aos que tenham portas com acabamento brilhante, que refletem mais luz mas também produzem mais manchas. Os móveis laminados permitem-te utilizar esponjas e detergentes mais potentes para a limpeza. Tem isto em conta quando souberes o que vais utilizar na tua cozinha.

Os que estão no topo da lista de limpeza por materiais são os:
- Os polilaminados (as placas são cobertas com película de plástico);
- Os laminados.
Atenção, os lacados e os de aço são os que ficam mais sujos (os lacados resistem muito pouco aos riscos) e não podem ser limpos com uma esponja. Além disso, se compararmos os preços, os dois primeiros, o polilaminado e o laminado, são os que têm um melhor preço.
Se quiseres móveis de madeira, tem em atenção que o preço vai subir muito e que a madeira utilizada é normalmente tratada ou resistente à humidade.
Acessórios de cozinha e algumas dicas de limpeza
Certifica-te de que as dobradiças e os elementos metálicos são feitos de aço inoxidável de qualidade e, a este respeito, é aconselhável procurar boas marcas sem economizar. Também é aconselhável que as dobradiças das gavetas estejam equipadas com amortecedores para evitar que se batam posteriormente ao fechar e se partam.
No que diz respeito aos puxadores, existem diferentes tipos: os puxadores são geralmente bastante discretos mas, por outro lado, tendem a soltar-se facilmente. Existem também puxadores em barra, que são mais confortáveis de agarrar do que os primeiros e também se partem menos.

Terminamos com algumas dicas de limpeza para que os teus móveis tenham o mesmo aspeto desde o primeiro dia e durem mais tempo. Em geral, é melhor evitares esfregões e lixívia, porque ambos são muito agressivos (os de aço não o são).
O melhor é um desengordurante, o que preferires, que se aplica com um vaporizador. Depois, enxagua e já está. Nos móveis lacados, o melhor é um desengordurante com bio-álcool aplicado num pano. E para os móveis de aço, é melhor utilizares um produto de limpeza especial para estes materiais.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta