Há móveis essenciais no momento de mobilar uma casa e, por isso, é importante ter em consideração a sua funcionalidade.
Comentários: 0
mobilar casa
Pexels

Os móveis multifunções sempre existiram. Mas os divãs que as nossas avós tinham nas suas casas ou aqueles sofás-cama incómodos para dormir e também para nos sentarmos, já passaram de moda. Hoje os móveis modernos destacam-se, sobretudo, pelo seu design, comodidade e versatilidade.  São, por estes motivos, os móveis perfeitos para as casas pequenas nas quais parece, à primeira vista, que não cabe tudo o que necessitamos. São também essenciais para um momento inesperado em que tenhamos uma visita em casa.  

Quais são, então, os "reis" dos móveis multifunções? Vamos falar sobre eles com a ajuda dos especialistas da Habitissimo.

1. Um sofá com dupla função

mobilar casa
Unsplash

O móvel multifunção por excelência é o sofá-cama. Estes sofás são ideais para transformar a sala num quarto para os convidados, quando seja necessário. Além disso, podemos encontrar sofás com diversos formatos, com tecidos muito variados e, o mais importante, cómodos em todos os sentidos. Mas o melhor de tudo é que os atuais se podem abrir e fechar sem necessidade de fazer grandes esforços. 

Para além disto, os sofás podem ter mais funções para além da de cama. Quando se trata de problema de espaço para arrumação, há modelos com o fundo oco e assentos/ banco rebatíveis que ajudam, e muito, a ganhar espaço para guardar outros objetos, como roupa ou sapatos, mantendo a casa mais organizada

2. Bancos, mesas ou pufes com espaço para armazanamento

Estas três opções são soluções práticas para aumentar o espaço disponível de arrumação. Os bancos e pufes têm uma outra vantagem: oferecem lugares extra e não ocupam muito espaço. Por isso tornam-se uma escolha atrativa para lugares pequenos, como varandas ou cozinhas.

Relativamente às mesas, estas costumam ser de centro ou auxiliares. E por falar em mesas, há outro género bem diferente mas que soluciona outro problema: são as famosas mesas de centro que se elevam e se convertem em mesas de refeição

mobilar casa com movéis multifunções
Unsplash

3. Estantes como separadores de espaços

Os espaços amplos e abertos ("open space") estão mais na moda do que nunca, muito embora às vezes também precisemos de um pouco de privacidade. Uma forma fácil de criar esses espaços mais privados é colocar estantes e/ou prateleiras sem fundo. Estas estantes com prateleiras, algumas até modulares, tornam-se visualmente mais agradáveis e mais leves. Além disso, este tipo de móveis é bastante versátil, podendo ser utilizado para guardar objetos e, ao mesmo tempo, para colocar peças de decoração e fotografias.

E não servem apenas para separar a sala e o quarto. São também uma ideia muito habilidosa para aquelas casas em que o hall de entrada comunica diretamente com a sala.

4. Espelhos da casa de banho com armazanamento

Na casa de banho parece que precisamos sempre de mais espaço de arrumação para artigos de higiene, toalhas, pequenos aparelhos eléctricos, etc. Os armários altos espelhados estavam muito na moda nos anos 70. Agora talvez não tanto, mas a verdade é que existem alguns modelos realmente atraentes que permitem guardar pequenos objetos e, ao mesmo tempo, dar um toque de estilo à casa de banho.

5. Camas com arrumação

Outro dos móveis típicos, e com várias funcionalidades, são as camas com arrumação. São perfeitas para guardar a roupa de cama ou a roupa da mudança da estação. Mas há outro tipo de mobiliário que seja talvez mais prático: as camas roupeiro. São camas que se elevam sobre um pequeno estrado e têm prateleiras, gavetas ou até cabides extraíveis na parte inferior.

mobilar casa
Unsplash

6. Os móveis da cozinha não servem apenas para guardar

A importância dada ao design no momento de mobilar e decorar uma casa deve-se também ao facto de poder aproveitar cada milímetro dos espaços pequenos. Numa cozinha minúscula pode caber muito mais do que pensamos, à primeira vista. O segredo está nos móveis que escondem, por exemplo, mesas extensíveis ou, até mesmo, uma tábua de passar a ferro.

Estes são apenas alguns exemplos de móveis multifuncionais, porém existem muitos mais, como: prateleiras que se transformam em escrivaninhas, portas com estantes embutidas, armários que se tornam camas, sofás cujos braços contêm mesas de apoio.

São soluções decorativas, práticas e perfeitamente desenhadas para aproveitar os pequenos espaços ao máximo. Só é preciso dar asas à imaginação. 

 

mobilar casa
Habitissimo

 

mobilar casa
Unsplash
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta