Portugueses concentram 528,8 milhões de euros do seu património na habitação, um novo recorde em 43 anos.
Comentários: 0
Habitação pesa na riqueza das famílias
Freepik

A habitação voltou a pesar mais na riqueza das famílias do que o património financeiro em 2023. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) revelam que os portugueses concentram 528,8 milhões de euros do seu património na habitação, tendo subido cerca de 6% face ao ano anterior. E, assim, a casa passou a representar mais de metade da sua riqueza.

O património dos particulares voltou a crescer em 2023 tendo atingido o valor recorde em 43 anos de 1.031 mil milhões de euros, revelam os dados mais recentes do BdP. Assim se dividiu a riqueza das famílias em 2023:

  • Património em ativos financeiros (como depósitos) foi de 502.475 milhões de euros, mais 18,5 milhões do que no ano anterior;
  • Património em habitação atingiu os 528.814 milhões de euros, mais 6% face ao ano anterior e um novo recorde. Note-se que na última década este valor tem vindo a subir, numa altura em que a compra de casa foi estimulada pelos baixos juros no crédito habitação.

 

O que salta à vista é que a habitação concentra cerca de 51,3% da riqueza das famílias, o peso mais elevado desde 2008. Assim, os imóveis residenciais voltaram a ser o principal destino de investimento dos portugueses pelo segundo ano consecutivo. Recorde-se foi em 2022 que a habitação superou o património financeiro pela primeira vez em 13 anos.

Por detrás desta tendência poderá estar a cultura de proprietários enraizada em Portugal. De acordo com os últimos Censos relativos em 2021, cerca de 70% das famílias residentes em Portugal são proprietárias da casa onde vivem, correspondendo a 2,9 milhões de agregados. Já 992 mil famílias arrendam casa (22% do total) e 319,6 mil agregados apresentam outra situação habitacional (, como casas emprestadas por familiares que não implica o pagamento de renda, como explicamos entre artigo com fundamento jurídico).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta