Aumento do PIB em Portugal e no mundo

As previsões do FMI para o crescimento do PIB em 2024

O crescimento do PIB e a queda da inflação deixam antever perspetivas mais positivas para 2024, embora permaneça o cenário de cautela nas economias globais, de acordo com previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI). No caso de Portugal, antecipa-se um crescimento de 1,5%.
Poder de compra sobe em Portugal

Poder de compra em Portugal sobe para 78,7% da média europeia em 2022

Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Portugal, expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC), situou-se em 78,7% da média da União Europeia (UE), segunda dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira (14 de dezembro de 2024). Trata-se de um valor superior em 3,4 pontos percentuais (p.p.) face ao registado em 2021 (75,3%).
Evolução do PIB no mundo

O futuro do PIB mundial em 2050, segundo previsões do Goldman Sachs

O equilíbrio do poder económico global mudará de forma drástica nas próximas décadas, de acordo com um relatório recente do Goldman Sachs. Os analistas acreditam que a Ásia poderá tornar-se o maior contribuidor para o PIB mundial, ultrapassando as potências económicas tradicionais agrupadas nos mercados desenvolvidos, como os EUA, o Japão ou os países europeus.
Famílias apostam na compra de casas

Famílias concentram mais riqueza em casas pela 1ª vez em 13 anos

Os imóveis voltaram a ser o principal destino do investimento dos portugueses em 2022. As contas do Banco de Portugal (BdP) revelam que nesse ano as famílias concentraram 498 mil milhões de euros em património imobiliário (nomeadamente em habitações). E esta foi a primeira vez em 13 anos que o património imobiliário passou a pesar mais na riqueza das famílias do que o património financeiro.
Milionários em Portugal

Há em Portugal mais 31 mil novos milionários que há dois anos

Vivem-se tempos de crise em Portugal e no mundo, tendo a alta inflação subido em flecha nos últimos meses, apesar de já estar a desacelerar, e as taxas de juro escalado. A consequência é a perda de poder de compra. Mas, por outro lado, há mais pessoas a enriquecer em Portugal, tendo o país mais 31 mil novos milionários que há dois anos.
Peso da habitação no património familiar

Imobiliário concentra 62% do património líquido das famílias

Praticamente dois terços do património líquido das famílias portuguesas estão concentrados em ativos imobiliários, sendo a maioria desta percentagem relativa às casas onde as pessoas residem. Trata-se do valor mais elevado dos últimos dez anos (62,2% em dezembro de 2022, 60,1% em dezembro de 2021 e 62,4% em dezembro de 2012). 
Famílias ricas em Portugal

Taxa adicional de IRS: famílias mais ricas em Portugal aumentaram 16%

O número de agregados a pagar a taxa adicional de solidariedade do IRS, que se aplica a quem tem rendimentos superiores a 80.000 euros brutos por ano – consideradas as famílias mais ricas em Portugal –, subiu 16% em 2021 face ao ano anterior. Foram, no total, 21.848 famílias (18.780 em 2020). Comparativamente com 2019 (19.359 famílias), o aumento é ligeiramente inferior (13%).