Uma em cada três casas em Faro foram vendidas em menos de uma semana, revela análise do idealista.
Comentários: 0
Vender a casa rápido
Freepik

A venda de casas em Portugal caiu em 2023, muito por culpa da escassa oferta de habitação a preços acessíveis, a par dos elevados juros no crédito habitação e dificuldade em poupar dinheiro num contexto de alta inflação. Mas em 2024 poderá observar-se um ponto de viragem, já que os juros na habitação estão a descer e há novos apoios para comprar casa, como a isenção do IMT para jovens. A verdade é que continua a haver casas no mercado que estão mais ajustadas quer ao orçamento, quer às necessidades das famílias, sendo, por isso, vendidas mais rápido. Talvez por isso mesmo é que cerca de 11% das casas à venda anunciadas no idealista no primeiro trimestre do ano estiveram menos de uma semana no mercado. Já 22% destas casas para comprar esteve no mercado entre duas semanas e um mês, 24% entre um e três meses, 34% entre três meses e um ano e 9% mais de um ano, segundo uma análise de dados publicada pelo idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa.

Casas em Faro: 1 em cada 3 são vendidas em menos de uma semana

Analisando as “vendas expresso” - ou seja, imóveis residenciais que se vendem em menos de uma semana, tendo em conta o tempo de permanência dos anúncios - por capitais de distrito, é em Faro que encontramos uma maior percentagem: 33% das casas foram vendidas rapidamente. A elevada presença de estrangeiros com vontade de viver em Faro pode ajudar a explicar estes números.

A lista de grandes cidades com maior percentagem de vendas expresso de casas segue com Portalegre (25%), Porto (15%), Braga (14%), Évora (14%), Setúbal (14%), Vila Real (14%), Castelo Branco (13%), Coimbra (11%) e Leiria (11%).  Abaixo da média nacional, encontram-se Lisboa (10%), Viana do Castelo (10%), Ponta Delgada (9%), Santarém (9%) e o Funchal (8%).

A capital de distrito onde se registou menos vendas de casas "expresso” foi Viseu (3%). Em Aveiro e Beja, apenas 7% das transações realizaram-se em menos de sete dias no primeiro trimestre. Já em Bragança e Guarda, nenhuma casa foi vendida nesse período.

Vender a casa rápido: distrito do Porto está em 1.º lugar

Em relação aos distritos e ilhas portuguesas, o mercado residencial comporta-se de outra forma. Foi no distrito do Porto (16%) onde mais casas foram vendidas em menos de uma semana durante os primeiros três meses do ano.

Também houve uma percentagem expressiva de venda de casas "expresso" em Braga (14%), Castelo Branco (11%), Aveiro (10%), Lisboa (10%), Vila Real (10%), Faro (10%), Viana do Castelo (9%), Guarda (9%), Coimbra (9%), ilha da Madeira (8%), Setúbal (8%), Leiria (8%) e em Évora (8%).

Por outro lado, é em Viseu onde esta percentagem de rápidas vendas de casas é menor – de apenas 4%. Seguem-se Beja (5%), Santarém (6%), ilha de São Miguel (7%) e Portalegre (7%). No distrito de Bragança, nenhuma casa foi vendida em menos de uma semana.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar