O presidente do Conselho de Administração da Teixeira Duarte disse que a maior aposta da empresa este ano é a construção de habitação e considerou que a redução do IVA para 6% neste setor é “uma boa medida”.
“A maior aposta é claramente a promoção do ‘landbank’ [prática da compra de terrenos para imobiliário], que temos em carteira em Portugal, é o momento da história em que a Teixeira Duarte constrói mais apartamentos ao mesmo tempo em Portugal, para promoção própria”, disse aos jornalistas Manuel Maria Teixeira Duarte, à margem da cerimónia de inauguração da central fotovoltaica no polo operacional do Montijo, distrito de Setúbal, com mais de 2.000 painéis instalados pela Greenvolt Next Portugal.
O responsável que lidera a construtora desde 2021 considerou que a redução de IVA para a taxa mínima de 6% para as obras de reabilitação e construção de habitação, incluída no novo pacote do Governo dedicado à habitação, “é uma boa medida para o setor imobiliário”.
Questionado sobre as grandes obras que o Governo está a preconizar, como o novo aeroporto e a terceira ponte sobre o rio Tejo, Teixeira Duarte garantiu que “o setor está preparado” e considerou que são boas oportunidades para a construção, desde que os concursos sejam lançados “com preços base adequados”.
Já quanto às dificuldades de contratação de mão de obra, transversais ao setor, a Teixeira Duarte não é exceção, mas o responsável defendeu que o Governo “está a desenvolver as políticas no bom sentido”, para que seja possível captar trabalhadores em mercados “onde existe afinidade cultural com a comunidade portuguesa” e onde se partilha a mesma língua.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta