Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construtoras

Últimas notícias sobre "Construtoras" publicadas em idealista.pt/news

Segunda vaga da pandemia e incerteza económica condicionam evolução do setor da construção

O setor da construção civil e obras públicas tem-se mostrado resiliente à pandemia da Covid-19, com vários segmentos a darem resposta positiva à crise pandémica, como por exemplo o consumo de cimento, os licenciamentos e os concursos promovidos e contratos celebrados de empreitadas de obras públicas. Uma evolução, no entanto, que é “fortemente condicionada pelo significativo aumento da incerteza em torno do comportamento do atual surto pandémico e a possibilidade de ressurgimento de medidas restritivas, cujos impactos na economia poderão ser muito significativos no conjunto da atividade económica”, alertam duas das mais importantes associações do setor.

Notícia sobre:

Produção na construção recua 2,2% em Portugal em agosto – mais que na Zona Euro e na UE

A produção na construção recuou 2,2% em Portugal em agosto face ao mesmo mês do ano passado, uma queda homóloga superior à registada na Zona Euro e na União Europeia (UE): -0,9% e -1,5%, respetivamente. Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (19 de outubro de 2020) pelo Eurostat. 

Notícia sobre:

Sindicato da Construção pede testes “em 15 dias” aos trabalhadores em todo o país

O Sindicato da Construção de Portugal (SCP) exigiu que “as autoridades competentes realizem, nos próximos 15 dias, testes em todo o país no setor da construção”, para perceber se “é um setor saudável ou infetado”, referiu, num comunicado divulgado na passada quinta-feira (8 de outubro de 2020).

Notícia sobre:

Custos de construção de casas novas aceleram em tempos de pandemia: subiram 2,5% em agosto

Os custos de construção de habitação nova em Portugal registaram um aumento de 2,5% em agosto, mais 0,4 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Os preços dos materiais e da mão de obra também subiram: apresentaram, respetivamente, variações de 1,3% (0,9% no mês anterior) e de 4,3% (3,8% em julho) face ao período homólogo.

Notícia sobre:

BdP destaca “resiliência” da construção e dinamismo do investimento perante a crise pandémica

A atividade económica portuguesa na primeira metade do ano foi “severamente” afetada pela pandemia da Covid-19, segundo o Boletim Económico de outubro do Banco de Portugal (BdP), divulgado esta terça-feira (6 de outubro de 2020). Ainda assim, o comportamento da construção contrasta com os demais setores, uma vez que, e ao contrário da última crise em que foi dizimada, se destaca por um desempenho mais positivo. De acordo com o BdP, o setor da construção está a mostrar uma “assinalável resiliência”, conseguindo manter-se “insulado dos fortes impactos negativos da crise pandémica”.

Notícia sobre:

Conselho Superior de Obras Públicas defende alteração das regras de contratação

A presidente do Conselho Superior de Obras Públicas (CSOP), Natércia Cabral, defendeu esta terça-feira (6 de outubro de 2020), no Parlamento, uma alteração legislativa que melhore a execução de obras públicas em Portugal e o recurso à “transparência” para combater os riscos dessa mudança.

Notícia sobre:

Filosofia chega ao mundo da construção: dstgroup vai dar um curso aos trabalhadores

Dois mundos aparentemente distintos que agora se cruzam, em tempos de pandemia. A inciativa partiu da empresa de engenharia e construção dstgroup, que vai dar um curso de formação filosófica aos seus trabalhadores, em parceria com a Universidade Católica de Braga. A iniciativa destina-se a 350 quadros superiores do grupo empresarial e terá a duração de dois anos letivos. A formação, que se estende por um total de 70 horas, contará ainda com sessões extra assinadas por convidados de renome, “numa imersão completa pela Biblioteca de Clássicos da Filosofia”.

Notícia sobre:

Licenças de construção de habitação nova com “quebra menos intensa” – diminuem 2,5% até julho

Nos primeiros sete meses do ano, as licenças emitidas pelas autarquias para construção de habitação nova tiveram “uma quebra menos intensa que a registada nos meses anteriores, tendo-se apurado uma variação em termos homólogos acumulados de -2,5%”. No caso do licenciamento de fogos em construções novas, verificou-se também um decréscimo de 4,4% em termos homólogos, para um total de 13.456 habitações. Em causa estão dados divulgados pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e pela Associação de Empresas de Construção e Obras Publicas e Serviços (AECOPS).

Notícia sobre:

Construção: Governo e sindicato lançam campanha sobre exploração de portugueses no estrangeiro

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, disse esta quarta-feira (30 de setembro de 2020) que acordou com o sindicato que representa a construção civil o lançamento de uma campanha de sensibilização para a exploração de cidadãos portugueses deste setor nos países europeus.

Notícia sobre:

Construção da nova sede da câmara de Oeiras entregue ao consórcio Acciona-Tecnovia por 45 milhões

A espanhola Acciona continua a somar novos projetos em Portugal à sua carteira. Depois de “ganhar” as obras do empreendimento Gestilar Residences Miraflores, orçadas em 26 milhões de euros, sabe-se agora que a empresa também ficará responsável pela construção do edifício que albergará a nova sede da Câmara Municipal de Oeiras, em consórcio com a Tecnovia. Esta empreitada deverá rondar os 45 milhões.

Notícia sobre: