Construção

Setor da construção cresce 5,5% por ano até 2030, antecipa Deloitte

A tensão geopolítica vivida durante o ano de 2024 levou a um abrandamento no setor da construção. No entanto, fatores como o aumento da urbanização, envelhecimento da população, digitalização e descarbonização deverão impulsionar fortes investimentos nas áreas dos transportes, energia, telecomunicações e ativos digitais, apoiados pela adoção de Building Information Modelling (BIM) e soluções de gestão baseadas em Inteligência Artificial (IA), o que deverá levar a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,5% na construção até 2030.
Teixeira Duarte

Teixeira Duarte salda dívida de 78,3 milhões de euros a bancos

A Teixeira Duarte entregou aos bancos BCP, Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Novo Banco as ações representativas de parte do capital social de cinco sociedades comerciais, convertidas previamente em sociedades de investimento coletivo imobiliárias. Uma transação que permite à construtora portuguesa “a liquidação de dívida às três instituições financeiras no montante de 78,3 milhões de euros”, segundo se lê no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
IVA na reabilitação e construção

IVA na reabilitação urbana: Fisco acerta contas com construtoras

Várias empresas ligadas ao setor da promoção imobiliária e construção terão pago IVA a menos em empreitadas de reabilitação urbana (6% em vez de 23%), estando agora a ser contactadas pelo Fisco para fazer o acerto de contas. Em causa está um esclarecimento do Supremo Tribunal Administrativo que apanhou o setor de surpresa em março, tendo a Autoridade Tributária (AT) avançado com a emissão de liquidações adicionais de IVA em projetos imobiliários nos últimos meses.
Petrobras

Mota-Engil assina contrato de 700 milhões com petrolífera Petrobras

A Mota-Engil fechou um novo contrato com a Petrobras no valor de 4,4 biliões de reais (equivalente a cerca de 700 milhões de euros), anunciou esta segunda-feira, dia 6 de outubro de 2025, ao mercado. O novo contrato, que terá uma duração estimada de 50 meses, prevê o projeto de execução, construção, montagem, comissionamento, operação assistida e integração com a Refinaria Duque de Caxias (“Reduc”) no Rio de Janeiro.
Teixeira Duarte

Teixeira Duarte está no PSI – e acionista quer lugar na administração

A Teixeira Duarte voltou a ser negociada no PSI, o principal índice da bolsa de Lisboa, a partir desta segunda-feira (22 de setembro de 2025). Um regresso que Manuel Maria Teixeira Duarte, presidente do Conselho de Administração da empresa, considera que marca a recuperação do grupo após “anos desafiantes”. Entretanto, a Dualis Capital, sociedade detida a meias pelos empresários nortenhos Eduardo Sardo e Gaspar Ferreira, sendo acionista minoritário da Teixeira Duarte, ambiciona ter um lugar na administração.
Setor da construção

Teixeira Duarte recebe impulso de novo investidor que detém quase 10%

A Teixeira Duarte, uma das maiores construtoras nacionais, registou recentemente mudanças significativas na sua estrutura acionista. Eduardo Sardo, dono da imobiliária IDS, e Gaspar Ferreira, empresário à frente do grupo imobiliário Ferreira, consolidaram a sua posição através da Dualis Capital, passando a deter quase 10% do capital social da empresa.
Construção

Construtora Grão-Pará comunica insolvência ao mercado

A Imobiliária Construtora Grão-Pará, S.A., uma histórica empresa portuguesa do setor imobiliário, formalizou, no dia 22 de agosto de 2025, o seu pedido de insolvência junto do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Juízo de Comércio. A decisão surgiu após a empresa ter acumulado resultados negativos, nos últimos 15 anos.
Arrow Global Portugal compra Engexpor

Construção: britânica Arrow compra maioria do capital da Engexpor

A britânica Arrow comprou a maioria do capital da portuguesa Engexpor, empresa de referência em gestão de projetos e construção e com forte presença no país. O valor do negócio não é divulgado pelas empresas, que salientam, em comunicado, que a “parceria entre a Arrow Global Portugal e Engexpor fortalece a proposta de valor no setor da engenharia e construção”.
Construção modular

Construção modular: MAP Group e Carmo Wood juntas em prol da inovação

O MAP Group e a Carmo Wood anunciaram uma parceria estratégica que reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor da construção. Uma “colaboração assente numa visão partilhada de futuro” que visa a “criação de soluções construtivas híbridas e modulares, alinhadas com as mais recentes tendências do mercado”, referem as empresas em comunicado.
António Carlos Fernandes Rodrigues, CEO do Grupo Casais

Casais entra na Arábia Saudita após parceria com Nahaz Investment Group

O Grupo Casais, criado em 1958 e um dos cinco principais players do setor da construção em Portugal, anunciou ter dado mais um passo rumo à expansão internacional: a entrada na Arábia Saudita na sequência de uma parceria com o Nahaz Investment Group, “um interveniente-chave no setor de investimento da Arábia Saudita”, conforme refere em comunicado.
Crédito para a construção de casas

Crédito à construção: UE alivia regras para aumentar oferta de casas

Com o objetivo de facilitar a promoção e construção de casas, de forma a aumentar a oferta de habitação, a União Europeia (UE) tem em curso uma proposta de alteração que flexibiliza as exigências feitas aos bancos aquando da concessão de crédito. Trata-se, no fundo, de aliviar os requisitos solicitados pelos bancos na hora de emprestar dinheiro a quem anda no terreno a desenvolver e construir projetos imobiliários.
Crédito a empresas de construção

Crédito às empresas de construção cai a pique desde 2007

“Há 10 anos, Portugal tinha 29.000 milhões de euros de crédito às empresas de construção e neste momento tem 28.000 milhões. Mas em 2007, primeiro ano da série [do Banco de Portugal], tinha 44.229 milhões”, os números foram revelados por António Ramalho, antigo CEO do Novo Banco e atual chairman da Touro Capital Partners.
Construção de casas em Portugal

Construção tem de “ganhar escala” e são precisas casas “agora”

A necessidade de o setor da construção ganhar escala e/ou dimensão e de se apostar na industrialização e pré-fabricação esteve em cima da mesa num debate que juntou Paulo Macedo, CEO da CGD, e Carlos Mota Santos, presidente da Mota-Engil. E uma das conclusões que salta à vista é a de que o país precisa de aumentar a oferta de casas “agora”, não daqui a alguns anos. Casas essas que possam ajudar a dar resposta à crise na habitação na qual se encontra o país e, também, acomodar os emigrantes necessários para fazer face à necessidade de mão de obra existente.
Oeiras

Parceria luso-chinesa lança megaprojeto de 300 milhões em Oeiras

A Teixeira Duarte e a China State Construction Engineering, uma das maiores construtoras a nível mundial, anunciaram um investimento superior a 300 milhões de euros para a criação do Parque Central, um megaprojeto imobiliário que deverá nascer em Oeiras. O complexo empresarial e habitacional, q
Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa abre portas no Beato este mês

A Semana da Reabilitação Urbana (SRU) de Lisboa está de regresso já este mês. A 12ª edição do evento realiza-se na Fábrica do Pão no Beato Innovation District durante três dias, entre 25 e 27 de fevereiro de 2025. Trata-se do “maior evento nacional dedicado aos temas da habitação, construção e sustentabilidade”, adianta a organização da SRU, que volta a contar com o idealista como portal oficial.
Produção na construção acelera em Portugal

Produção na construção em Portugal acelera para 3,9%

Depois de ter aumentado 2,1% e 2,3% em agosto e setembro, respetivamente, em outubro, o Índice de Produção na Construção acelerou ainda mais, tendo crescido 3,9% em termos homólogos, segundo dados divulgados esta quinta-feira (12 de dezembro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se, desta forma, de uma variação superior em 1,6 pontos percentuais (p.p.) face à observada no mês anterior.
Produção na construção

Produção na construção recua na Zona Euro e UE – mas sobe em Portugal

A produção na construção recuou 1,6% na Zona Euro e 2,0% União Europeia (UE) em setembro face ao mesmo mês do ano passado. Uma tendência que não se verificou em Portugal, que teve a terceira maior subida homóloga (3,3%), sendo apenas "destronado" por Bulgária (5,2%) e Itália (3,9%). Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (20 de novembro de 2024) pelo Eurostat.
Maiores empresas de construção

Maiores construtoras geram mais receitas – há uma portuguesa no top 100

As 100 maiores empresas de construção do mundo geraram receitas de 1,997 biliões de dólares em 2023, o que representa um aumento de 3,4% face ao ano anterior. Mais de metade das receitas (53,5%) provêm de empresas sediadas na China, com a China State Construction Engineering a liderar o ranking, tendo registado cerca de 320 mil milhões de dólares de receitas no ano passado. Portugal está representado no top 100 mundial pela Mota-Engil, que ocupa a 56ª posição.