Criado em França a dia 22 de setembro de 1997, é uma oportunidade para experimentar novas formas de mobilidade.
Comentários: 0
Dia Mundial sem Carro
Freepik

O Dia Mundial Sem Carros, uma iniciativa global, celebrada a 22 de setembro, que promove a redução do uso de automóveis e visa sensibilizar a população para os impactos negativos do uso excessivo de veículos motorizados nas cidades.

Criado pelo movimento Sem Carro, tem como objetivo que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, ao descobrirem que é possível movimentarem-se pela cidade sem usar o automóvel. Em 2000, foi o primeiro ano que se celebrou em Portugal e os únicos países que aderiram à iniciativa foram Aveiro, Beja, Évora, Leiria, Lisboa, Porto e Sintra.

Origem histórica do Dia Mundial Sem Carros

No 22 de setembro de 1997, em França realizou o seu primeiro "Dia Sem Carro" como parte de uma campanha nacional para promover formas de transporte mais limpas e eficientes. Na altura, 35 cidades francesas aderiram à iniciativa, numa tentativa de alertar o país para a necessidade de mudar comportamentos tendo em vista a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Devido à grande participação no Dia Europeu sem Carros e da urgência de pensar sobre os crescentes problemas relacionados com a utilização do automóvel, foi lançada, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre todos os anos, de 16 a 22 de setembro. Durante esta semana, os países da UE promovem debates e atividades dedicadas à mobilidade sustentável.

Semana Europeia da Mobilidade 2024

O Dia Mundial é precedido pela Semana Europeia da Mobilidade , que se realiza anualmente de 16 a 22 de setembro e representa uma campanha internacional dedicada à sensibilização para a mobilidade sustentável. Promovida pela Comissão Europeia, esta iniciativa visa incentivar as cidades a introduzir e promover medidas de transporte sustentáveis ​​e convidar os residentes a experimentarem alternativas à utilização do automóvel privado.

O tema deste ano diz respeito à partilha de espaços públicos e, em particular, visa melhorar a qualidade de vida na cidade e promover infraestruturas centradas nas pessoas e não nos automóveis, mas também utilizar meios de transporte menos poluentes e, se necessário, combinar diferentes soluções para evitar o uso do carro.

Iniciativa portuguesa

Dia Mundial sem Carro
European Union, 2024, CC BY 4.0 Creative commons

No Dia Mundial Sem Carros, em Portugal, várias ações podem ser implementadas para promover a mobilidade sustentável e conscientizar a comunidade sobre os benefícios de reduzir o uso de veículos motorizados. Estas iniciativas visam não só diminuir a poluição do ar e o congestionamento nas cidades, mas também melhorar a qualidade de vida dos cidadãos ao incentivar práticas mais saudáveis e ecológicas.

Em Portugal, esta iniciativa decorre de norte a sul do país, mais precisamente, no Porto e Lisboa, e terá como destaque várias palestras e exposições, ações escolares e diferentes modos de deslocações, disponibilizados pela CP Comboios de Portugal.

Municípios como Lisboa, Almada e Amadora vão fechar ruas aos carros. No caso da capital portuguesa, a interdição centra-se no Jardim da Parada, em Campo de Ourique.

Como participar no Dia Mundial sem Carro?

Transportes publicos
Freepik

Participares no Dia Mundial Sem Carros pode parecer um gesto simbólico, mas tem um impacto na qualidade do ar e no congestionamento urbano. Além disso, dar o exemplo tem sempre um impacto positivo na sociedade. Em particular, podes considerar:

  • Organizar caminhadas em grupo ou passeios de bicicleta para explorar a cidade de uma forma divertida e ecológica.
  • Utilizar o transporte público como alternativa ao automóvel, experimentando percursos e soluções que possam tornar-se hábitos diários.
  • Participar em eventos locais dedicados à mobilidade sustentável, que muitas vezes incluem atividades educacionais e recreativas para todas as idades.
  • Promover discussões nas redes sociais sobre a importância de reduzir o uso do carro, compartilhando experiências pessoais e dicas práticas.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Etiquetas