Foi nestas zonas do mundo que o engenho humano superou todos os desafios da natureza.
Comentários: 0
Azenhas do Mar
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0 Wikimedia commons

No mundo existem muitos lugares que são construídos de forma peculiar e em locais muitas vezes inacessíveis ou inóspitos. Durante séculos, procuraram-se soluções de engenharia para tornar habitáveis ​​até os locais mais remotos e difíceis de urbanizar. Muitas vezes, a construção de cidades tornou os limites impostos pela natureza num ponto forte. Descobre, então, quais são os lugares mais íngremes do mundo.

Azenhas do Mar, Portugal

Azenhas do Mar é uma vila situada na costa de Portugal, no distrito de Sintra. Este lugar é conhecido pela sua localização junto ao mar, que oferece vistas incríveis.

A cidade destaca-se pelas ruas íngremes e escadarias que ligam as várias zonas da vila. Além disso, entre as principais atrações, não podes deixar de visitar a piscina natural formada entre as rochas, que se torna um local ideal para um mergulho refrescante durante o verão. Além disso, no centro da vila encontrarás edifícios históricos rebocados de branco e decorados com os famosos azulejos portugueses. Estando a apenas 38 quilómetros da capital , é uma das coisas para ver em Lisboa e arredores.

Civita di Bagnoregio, Itália

Civita di Bagnoregio
ChriGri, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

Civita di Bagnoregio é uma pequena vila situada no coração do Lácio. Conhecida como “a cidade moribunda” devido à sua localização numa colina que sofre erosões constantes, só é acessível através de uma ponte estreita que percorre as encostas da montanha. Isto faz de Civita di Bagnoregio uma das cidades mais íngremes do mundo, mas também uma das mais características da Itália Central.

Passar pela ponte já é uma experiência, mas ao chegar não deixes de visitar, entre coisas para ver, estão a Igreja de San Donato, o Belvedere e o Museu Geológico. Para quem quer explorar Civita di Bagnoregio, é aconselhável chegar de Orvieto ou Viterbo, duas cidades próximas conectadas por transportes públicos.

Rocamadour, França

Rocamadour
dynamosquito, CC BY-SA 2.0 Wikimedia commons

Rocamadour é uma das cidades mais fascinantes e misteriosas da França, situada numa rocha íngreme na região de Occitânia. Este local é famoso por ser um dos centros de peregrinação mais antigos da Europa.

A cidade foi construída em degraus sobre a rocha, a sua posição é voltada para o rio Alzou, a cerca de 120 metros de altura. Entre as coisas a não perder estão a cidade medieval com a sua escadaria monumental, a cidade Santa e a Capela Notre-Dame de Rocamdaour, onde está localizada a famosa Madona Negra.

Ronda, Espanha

Ronda
Pexels

Ronda é uma das cidades mais espetaculares de Espanha, situada na Andaluzia no topo de um desfiladeiro que divide a cidade em duas. Esta localização única, não só faz de Ronda uma das cidades mais íngremes do mundo, mas também, uma das mais fotografadas, graças à famosa Ponte Nova, uma ponte que liga as duas partes da cidade com vista para o precipício.

Entre as coisas para ver na cidade estão, a Praça do Socorro, uma área repleta de bares e restaurantes, a Rua Espinel, a Praça de Touros, uma das mais famosas de toda a Espanha e o Miradouro de Ronda, um incrível miradouro sobre o rio. Chegar a Ronda é relativamente simples, podes ir de avião até Málaga ou Sevilha e de lá continuar de carro ou transporte público. Alguns comboios vão diretos até Madrid.

Castellfollit de la Roca, Espanha

Castellfollit
Severin.stalder, CC BY-SA 4.0 Wikimedia commons

Uma das cidades menos conhecidas de Espanha, Castellfollit de la Roca, está imersa num panorama único. Esta pequena aldeia está situada na região da Catalunha e destaca-se pela sua localização. A cidade está construída sobre uma estreita crista basáltica que se eleva vertiginosamente acima da confluência dos rios Fluvià e Toronell.

A cumeeira onde se encontra a aldeia tem cinquenta metros de altura e cerca de um quilómetro de extensão, oferecendo vistas espetaculares. O centro histórico medieval reserva, então, muitas surpresas como a igreja de Santo Salvador, do século XIII, e a praça Belvedere. Chegar a Castellfollit de la Roca é relativamente simples. Fica a cerca de 40 minutos de carro de Girona e a menos de duas horas de Barcelona.

Haid Al-Jazil, Iêmen

Iémen
Pexels

Parece um lugar fantástico e irreal, mas Haid Al-Jazil é uma cidade muito especial no deserto do Iémen. Esta aldeia está construída sobre uma formação rochosa em forma de cogumelo, com casas agarradas precariamente à borda das rochas.

As casas são feitas de barro e barro seco, seguindo técnicas tradicionais que lhes permitiram resistir durante séculos, apesar das condições ambientais extremas e da topografia desafiadora. Na verdade, também conseguem resistir às fortes chuvas,  que são fonte de sustento hídrico para os seus habitantes.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta