
A arquiteta Ángels Castellarnau mudou-se há anos para Ayerbe, perto de Teruel, na vizinha Espanha, para aí montar o seu atelier de arquitetura. Agora, o estúdio que lidera, Edra Arquitectura km O, vai mais longe e desenvolve edifícios pré-fabricados a partir de terra e lã de ovelha com o objetivo de construir edifícios eficientes e de baixo impacto ambiental.
"Temos um laboratório no atelier", comentou em entrevista. E foi ali que estudaram os materiais que usaram, especialmente a terra. "Por exemplo, fazemos testes de granulometria e sedimento, ou seja, é preciso dominar o material e fazer muitos testes para poder colocar esse material no local", explicou.
Além disso, em alguns dos projetos, recorreram à lã, um recurso subvalorizado que praticamente foi deitado fora durante anos e que é um fabuloso isolante térmico. Era apenas uma questão de tempo até que criassem um novo material de construção feito de lã e terra.
E foi assim que nasceu a LanaTerra, um tecido pré-fabricado de grande formato para fachadas de edifícios, combinando o isolamento térmico ideal da lã de ovelha com a inércia térmica da terra.

Edifícios descarbonizados até 2030
"A montagem a seco permite agilizar os tempos de construção, otimiza o controle de qualidade na execução da obra e elimina desperdícios. O material adapta-se a qualquer tipo e escala de projeto que procure uma construção natural e saudável, eficiente e com baixo impacto ambiental", diz Edra.
Este material, misturas de terra nas quais são introduzidas fibras de tecido, segue as expectativas de descarbonização que o setor da construção enfrenta: a nova Diretiva Europeia de Construção tornará obrigatória a produção de edifícios descarbonizados com materiais baseados na natureza até 2030. Estamos a falar de um material leve e industrializável, compatível com os sistemas de construção em madeira que entraram em força no setor nos últimos anos.

As peças de um protótipo estão a ser fabricadas e serão montadas nos próximos meses com as obras a começar numa primeira casa unifamiliar. O sistema pretende ser integrado em edifícios multifamiliares recém-construídos a partir de 2025. A lã é um excelente isolante térmico e acústico: também possui propriedades retardantes de chama, regula a humidade e é muito durável.
Edra é um dos poucos estúdios de arquitetura espanhóis especializados em terra: um dos seus primeiros projetos foi a própria casa de Castellarnau, que construiu na cidade de Ayerbe usando os recursos naturais circundantes: pedra, terra e palha representam 80% do peso do edifício. A casa ganhou o Terra Award 2016, o prémio internacional de Arquitetura Contemporânea em Tierra Cruda, entre os mais de 350 apresentados em todo o mundo.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta