Edifícios eficientes

Como tornar edifícios mais eficientes a nível energético

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, desenvolveram, no âmbito de um projeto europeu, novos modelos de negócio e contratação para tornar os edifícios mais eficientes em termos energéticos. Liderado pela VITO/EnergyVille, o projeto AmBIENCe contou com oito parceiros: BPIE e Energinvest (Bélgica), ENEA (Itália), IK4 (Espanha), INESC TEC e EDP CNET (Portugal). 
economia circular

Borras de café melhoram eficiência energética dos edifícios

Duas investigadoras da Universidade de Aveiro (UA) divulgaram esta quarta-feira, 8 de junho de 2022, a descoberta de que as borras de café, quando adicionadas a argamassas de reboco usadas na construção civil, melhoram a eficiência energética dos edifícios.A descoberta, publicada numa revista da esp
Estratégia de Longo Prazo para Renovação de Edifícios aprovada

Estratégia de Longo Prazo para Renovação de Edifícios aprovada

A Estratégia de Longo Prazo de Renovação de Edifícios (ELPRE), que dá cumprimento à revisão da diretiva europeia sobre o desempenho energético dos edifícios, que determina a obrigação de cada Estado-membro desenvolver uma estratégia de longo prazo para apoiar a renovação, até 2050, de edifícios residenciais e não residenciais, públicos ou privados, para o converter num parque imobiliário descarbonizado e de elevada eficiência energética, foi aprovada em Conselho de Ministros e publicada em Diário da República esta quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021.
Portugal faz parte do maior contrato de compra de energia solar do mundo

Portugal faz parte do maior contrato de compra de energia solar do mundo

O grupo energético Audax e a COX Energy assinaram o maior acordo de compra de energia solar do mundo. Um contrato no valor de 400 milhões de euros que prevê um volume total de 660 MW de potência instalada – 495 MW em Espanha e 165 MW em Portugal –, suficiente para satisfazer o consumo de cerca de 400.000 casas utilizando só energia renovável ou verde.
BEI dá 300 milhões a Portugal para reabilitação urbana

BEI dá 300 milhões a Portugal para reabilitação urbana

Um novo impulso acaba de ser dado à reabilitação urbana em Portugal. O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai conceder um empréstimo de 300 milhões de euros, que se destina a financiar o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e a Revitalização Urbanas (IFRRU 2020), do qual assinou esta semana a concessão da primeira tranche de 100 milhões de euros com as autoridades nacionais.
Reabilitação urbana e resistência sísmica com nova lei na calha

Reabilitação urbana e resistência sísmica com nova lei na calha

As reabilitações de prédios vão passar a estar obrigadas a serem sempre precedidas de avaliações à resistência sísmica do edifício, além de outras normas dirigidas a deficientes, idosos e famílias com crianças. Esta é a intenção do Governo, que diz ter como intenção alterar o Regime Jurídico Excepcional e Temporário da Reabilitação Urbana (RJETRU).
Terramotos intensificam-se pelo mundo e Portugal está no mapa de risco

Terramotos intensificam-se pelo mundo e Portugal está no mapa de risco

Todos os dias, quase sem exceção, regista-se um terramoto de maior ou menor intensidade no mundo, como por exemplo o que esta manhã fez mortos no Irão. Quase sempre em pontos do globo mais longínquos, o ano de 2016 foi especialmente "massacrante" para a Europa, em particular, Itália - em grande escala - e Espanha, com menor gravidade. E, Portugal, segundo os especialistas ouvidos pelo Idealista/news também está em vias de voltar a sofrer um "sismo de grande intensidade", depois do catastrófico terramoto com tsunami que destruiu Lisboa em 1755.