A instituição arrendava desde 2015, por 2.917 euros mensais, um imóvel em Benfica que nunca foi utilizado.
Comentários: 0
Lisboa
Créditos: Gonçalo Lopes - idealista/news

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) está a implementar um plano de reestruturação que prevê a alienação de cerca de 80 milhões de euros em património. O objetivo, segundo o provedor Paulo Duarte de Sousa, é reinvestir a receita obtida na reabilitação de imóveis próprios e reduzir uma despesa anual de quase dois milhões de euros em rendas pagas a terceiros. 

Entre as iniciativas destacadas está a rescisão de contratos de arrendamento sem utilização, como o caso de um imóvel em Benfica arrendado desde 2015 por 2.917 euros, que nunca foi utilizado, tal como avança o jornal Público.

Também já foram rescindidos antecipadamente dois dos quatro contratos de armazéns ligados à área de jogos sociais, poupando cerca de 30 mil euros mensais. Outros serviços, como os instalados numa área arrendada nos Olivais, serão transferidos para edifícios devolutos da instituição, permitindo poupar mais de 25 mil euros por mês.

O plano abrange também a alienação de participações não estratégicas, como a venda da participação no Hospital CUF Belém, concluída em 2023, e a liquidação de uma carteira de ações que não gerava rendimento. 

Desde que tomou posse em maio de 2024, Paulo Duarte de Sousa tem promovido esta estratégia para otimizar os recursos da Santa Casa.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta