Oferecem um armazenamento adicional e potenciam a socialização através da integração de ambientes. Mas o que as distingue, afinal?
Comentários: 0
ilha cozinha
Unsplash

Umas vezes por questões de modernidade e gosto pessoal, outras vezes por necessidade. Várias são as respostas que podem justificar a escolha de uma ilha ou península. Todavia, para qual deves apontar o dedo na compra de uma delas para a tua casa? O segredo reside na dimensão do espaço dedicado à cozinha.

Diferença entre ilha e península de cozinha

ilha cozinha
Ilha na cozinha Unsplash

Ambas servem de balcão e, se por um lado ajudam na envolvência de ambientes com a sala de estar ou jantar, por outro, também dividem espaços amplos. Há umas que têm fogão e lava-louça embutido, há outras que não. E o material segue, habitualmente, de forma copiosa a bancada da cozinha.

Mas, enquanto a península é um balcão que se estende, tendo em conta que não se descola de uma parede, armário ou bancada, já uma ilha de cozinha encontra-se a navegar no meio da divisão, sendo, por isso, possível circular ao seu redor, criando dois balcões isolados.

Cozinhas pequenas e espaçosas: qual a melhor opção?

As vantagens de ambas são idênticas, a diferença consiste essencialmente no facto de que a península não ocupa tanto espaço.

península cozinha
Península na cozinha Unsplash

Assim sendo, em cozinhas pequenas não se justifica o uso de uma ilha já que esta irá fazer uso da pouca área existente e condicionar a circulação. Isto porque espera-se que sejam garantidos pelo menos 70 centímetros de espaçamento à sua volta. Nestes casos, opta-se pela península de cozinha, que ficará agregada ao balcão principal, alargando-o e tornando-o mais funcional. 

Em contrapartida, para espaços maiores, ganha-se a liberdade de inserir uma ilha no centro da cozinha, podendo esta ganhar várias facetas: ficar paralela à bancada com as mesmas dimensões; posicionar-se no centro com móveis envolta ou até mesmo integrada com uma mesa, requerendo ainda mais espaço disponível.

ilha cozinha
Ilha na cozinha Unsplash

Embora tanto a ilha como a península possam existir por questões de tendências contemporâneas – vincando uma forma a promover a socialização com a sala – por outro lado, em casas com dimensões muito pequenas a bancada extra pode ser instalada por necessidade, servindo como mesa de refeições e definindo áreas dentro do mesmo ambiente.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta