Mas em dezembro o custo de construção de casas novas acelerou para 4,3%. Materiais tiveram 1ª variação positiva em vários meses.
Comentários: 0
Custo de construir casas novas
Freepik

Ao longo do último ano, construir casas novas ficou cada vez mais caro. Agora, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que o custo de construção de habitação nova subiu 3,3%, em média, em 2024, tendo desacelerado o crescimento face ao ano anterior. Isto apesar de, em dezembro, este custo ter acelerado para 4,3%. 

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) registou uma variação média anual de 3,3% em 2024, tendo desacelerado a subida face ao aumento registado em 2023 (quando variação média foi de 3,9%). Foi sobretudo o custo da mão de obra (aumentou 8,1% no último ano) que mais contribuiu para esta evolução, uma vez que o preço dos materiais desceu 0,3% (em 2023 havia subido 0,9% por efeito da inflação).

Já o final de 2024 foi marcado por uma aceleração destes custos. “Em dezembro de 2024, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 4,3% em termos homólogos (3,4% no mês anterior), tendo o preço dos materiais subido 0,9% (-0,2% no mês anterior) e o custo da mão de obra 8,6% (+3,4% em novembro)”, lê-se no boletim estatístico do INE divulgado esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro. O custo dos materiais teve primeira subida em vários meses.

“Em ambas as componentes, a aceleração registada deve-se em grande medida ao efeito de base associado às reduções em cadeia que se tinham verificado em dezembro de 2023 (-0,5% na mão de obra e -0,8% nos materiais)”, explica o instituto.

Entre os materiais de construção de casas que mais influenciaram positivamente os preços estão os Betumes, as Obras de carpintaria e o Betão pronto com subidas próximas dos 10%, e o Cimento e os Consumos de produtos energéticos com um crescimento de cerca de 5%. “Em sentido oposto, destacaram-se as Madeiras e derivados de madeira e a Chapa de aço macio galvanizada que observaram uma descida de cerca de 10%, e as Tubagens de aço, de ferro fundido e aparelhos para canalizações, os Vidros e espelhos e os Artigos sanitários com reduções de cerca de 10%”, revela ainda o INE.

Em termos mensais, a subida do custo de construção de casas novas foi de 0,2% em dezembro, valor igual ao registado no mês anterior. Face a novembro, o custo dos materiais aumentou 0,3% e o da mão de obra 0,1%.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta