Falta de mão de obra no setor da construção gera preocupação

Construção de casas: “Um dos grandes desafios é não haver mão de obra”

A vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa (CML) mostra-se preocupada com a falta de mão de obra no setor da construção em Portugal, considerando que é preciso trabalhadores de forma a não se verificar uma “paragem de obras”, sendo esse um dos “grandes desafios” que se vive atualmente no país. Em entrevista ao idealista/news, Filipa Roseta enaltece, nesse sentido, a necessidade de receber de braços abertos os imigrantes que chegam ao país para trabalhar nesta área. Sobre o simplex urbanístico, que já entrou em vigor, considera que “tudo o que seja para combater a burocracia é positivo”, mas lamenta que tenha sido “feito de uma maneira completamente atabalhoada”. 
Salários na construção

Trabalhadores da construção exigem aumentos salariais de 200 euros

Os trabalhadores da fileira da construção vão entregar à associação AICCOPN uma proposta para aumentos de 200 euros para os profissionais, ameaçando avançar com uma greve e protestos junto à entidade, caso as reivindicações não sejam atendidas. Em declarações à Lusa, Albano Ribeiro, presidente da d
Custo de construir casas em Portugal

Construir casas novas em Portugal ficou 2,9% mais caro em junho

Num contexto de alta inflação e subida dos juros nos empréstimos habitação, quem quer avançar com a construção de uma casa nova vai deparar-se com mais uma agravante: os custos de construção subiram 2,9% em junho face ao mesmo período do ano passado. E esta evolução deveu-se, sobretudo, ao aumento do custo da mão de obra neste período, em 7,9%, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Custo de construção de casas novas está a aumentar em Portugal

Construir uma casa nova está 12,5% mais caro que há um ano

Desde março de 2022, um mês após a invasão da Rússia à Ucrânia, que os custos de construção de uma casa nova em Portugal estão a disparar, acompanhando o aumento da taxa de inflação. Desde então, a subida homóloga tem sido sempre superior a dois dígitos. O mês de outubro não foi exceção, com os custos de construção de habitação nova a dispararem 12,5% face ao mesmo mês do ano passado, menos 0,8 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior (13,3%), segundo dados divulgados esta sexta-feira (9 de dezembro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Reabilitação de casas

Procura por reabilitação a subir - mas há dificuldade em responder

As empresas de construção notam uma maior procura por trabalhos de reabilitação, mas, refere quem está do lado da oferta e da procura, a falta de mão de obra tem dificultado e atrasado algumas respostas.A dificuldade em encontrar quem faça obras de reabilitação ou de manutenção é uma realidade notad